Duas semanas depois de anunciar a tabela da Primeira Liga, com a presença de 15 clubes, os representantes das equipes participantes se reuniram na última terça-feira (6) e mudaram praticamente tudo que haviam definido. A primeira grande mudança é a entrada do Ceará, que será o 16º participante da competição.

Desta forma, o regulamento anterior, com três grupos com cinco times cada um, foi totalmente alterado. Agora, serão quatro grupos dividos com quatro equipes. Até mesmo a configuração das chaves foi completamente alterada.

Antes, os dois representantes paranaenses, Paraná Clube e Londrina, estavam em grupos diferentes e teriam pela frente mineiros, catarinenses, gaúchos e cariocas. Agora, Tricolor e Tubarão estão no mesmo grupo e enfrentarão Avaí e Figueirense. Inclusive, na primeira rodada, os dois paranaenses visitarão os catarinenses, no mesmo dia, em Florianópolis.

A Primeira Liga ainda não anunciou oficialmente o chaveamento, que até pode sofrer alterações, mas já existe uma prévia. A confirmação pode sair ainda esta semana, mas a divisão foi feita de uma forma que agradou os clubes e facilitou o apertado calendário de 2017.

Outra mudança é o fato de a Chapecoense jogar os três jogos da primeira fase como mandante, para facilitar o planejamento da equipe catarinense, que passou na semana passada por um acidente aéreo que acabou com 71 mortos, entre jogadores, comissão técnica, diretoria, jornalistas e tripulação.

Desta forma, o primeiro jogo da Chape após a tragédia será justamente na Primeira Liga, no dia 25 de janeiro, no clássico contra o Joinville. No mesmo grupo ainda estão Atlético-MG e Cruzeiro.

Confira os novos grupos da Primeira Liga

Grupo 1: Fluminense, Internacional, Brasil de Pelotas e Criciúma

Grupo 2: Flamengo, Grêmio, Ceará e América-MG

Grupo 3: Atlético-MG, Cruzeiro, Chapecoense e Joinville

Grupo 4: Avaí, Figueirense, Londrina e Paraná

Confira as datas dos jogos:

25/01: Fluminense x Criciúma, Chapecoense x Joinville, Figueirense x Londrina e Avaí x Paraná

01/02: Internacional x Brasil de Pelotas, América-MG x Ceará e Cruzeiro x Atlético-MG,

08/02: Internacional x Fluminense, Flamengo x Grêmio, Cruzeiro x Chapecoense, Paraná x Figueirense e Londrina x Avaí

15/02: Fluminense x Brasil de Pelotas, Ceará x Flamengo, Grêmio x América-MG e Atlético-MG x Joinville

22/02: Criciúma x Internacional, Grêmio x Ceará, Joinville x Cruzeiro e Paraná x Londrina

01/03: Brasil de Pelotas x Criciúma, Flamengo x América-MG, Chapecoense x Atlético-MG e Figueirense x Avaí