Divulgação
A prova teve 1.100 atletas.

O friozinho de ontem não espantou os cerca de 1,1 mil atletas inscritos para participar da 1.ª etapa da 2.ª edição da corrida Nutry Viva com Gosto 2007, em Curitiba, que contou com o apoio dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná. Às 7h30 a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, já estava tomada pelos atletas que se aqueciam para a competição. E, dos mais jovens aos mais velhos, todos terminaram o percurso de dez quilômetros.

O melhor tempo (32 minutos e 52 segundos) ficou por conta do segurança Cléverson Gonçalves de Paula, 30 anos, que treina há aproximadamente dois anos. Ele treina todos os dias pela manhã na pista da Universidade Federal do Paraná (UFPR) depois que sai do trabalho, com o apoio de um vereador de Curitiba. ?Essa foi uma corrida de resistência e me ajuda no treino para chegar entre os 15 primeiros na maratona de Curitiba?, avaliou.

A primeira mulher a chegar, com tempo de 38 minutos e 55 segundos, foi a atleta Débora Santos Borges. Ela corre há seis anos e já participou de diversas corridas, entre elas a maratona de São Silvestre. Na edição de 2006 da São Silvestre Débora ficou em 51.º lugar. ?Eu tenho um treinador que é patrocinado pela empresa onde eu trabalho. Treino de terça a domingo?, contou. Débora avaliou a prova como ?fácil? para o seu nível.

No entanto, o mérito é de todos. O evento tinha objetivo de incentivar a prática do esporte e não a competição. ?Ano passado a prova estava puxada. Este ano deve ser melhor porque tem menos subida?, comentou a empresária Vera Pimentel antes de começar a prova. O principal obstáculo ficou por conta da Rua Nicolau Maeder, no início do percurso, onde os atletas tiveram que vencer uma subida.

?Sempre caminhamos. Hoje a gente mora na praia. Mas viemos para cá só para participar?, contou o aposentado Mozart dos Santos, 77 anos, que junto com sua mulher, Catarina dos Santos, 71 anos, participou da prova. Santos afirmou que até os 35 anos era atleta e, com orgulho, contou que deu o exemplo para os filhos. ?Meus três filhos são atletas?, disse.

Apesar de a grande maioria dos participantes não ser atleta profissional, o ponto de apoio no quilômetro seis, que contava com profissionais de educação física, não foi muito requisitado. Todos os corredores receberam um chip para registrar o tempo da prova. No final da competição todos ganharam uma medalha por terem terminado a corrida.

Este ano a corrida teve um incentivo a mais. No final da prova foi sorteado um final de semana no Costão do Santinho Resort e Spa. O ganhador foi o triatleta Edson Luiz de Oliveira, 42 anos. Além disso, alguns participantes doaram pares de tênis, que vão ser encaminhados pela Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba.

A corrida Nutry Viva com Gosto 2007 vai ter oito etapas durante o ano. A próxima será na cidade do Rio de Janeiro. Depois serão realizadas provas em Campinas (SP), Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro novamente, Curitiba novamente e por fim em Belo Horizonte.