Depois de entrar com pedido de efeito suspensivo e de diminuição das penas impostas ao técnico Vanderlei Luxemburgo, ao auxiliar-técnico Emerson da Rosa e ao zagueiro Douglas Grolli, o Grêmio se manifestou oficialmente nesta terça-feira, por meio do advogado Gabriel Vieira, para dizer que espera por uma resposta da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) até a próxima sexta.

Luxemburgo foi punido com seis jogos de suspensão por sua participação na confusão ocorrida logo após o jogo contra o Huachipato, no Chile, pela rodada final da fase de grupos da Copa Libertadores, e já cumpriu uma partida da pena no duelo de ida das oitavas de final da competição, contra o Independiente Santa Fé, da Colômbia, em Porto Alegre. Já Emerson ainda tem sete jogos para cumprir, enquanto Douglas Grolli outros quatro.

“A ideia é que até sexta-feira possamos ter uma definição por parte da Conmebol, mas não foi fixada uma data para o anúncio”, afirmou Gabriel Vieira, que na última segunda-feira foi até a sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, para tentar dar um passo nesta missão gremista de no mínimo aliviar as penas aplicadas.

“O objetivo foi cumprido, que era ir até lá e reforçar nossos argumentos em relação aos três casos, oportunidade que não tivemos anteriormente devido à rapidez com que houve a decisão do Tribunal de Disciplina (da Conmebol)”, completou Vieira.

O Grêmio está confiante de que as penas serão revistas pela entidade que comanda o futebol sul-americano, com base em outros julgamentos ocorridos anteriormente. “Temos a esperança de que eles sejam sensíveis aos nossos argumentos e que haja pelo menos uma boa redução das penas impostas aos nossos profissionais”, disse o diretor jurídico do clube gaúcho, Thiago Brunetto.

Ainda sem saber quando poderá voltar a contar com Luxemburgo no comando da equipe novamente, o Grêmio segue a sua preparação para o duelo de volta das oitavas de final da Libertadores, marcado para o próximo dia 16, às 22h30, em Bogotá. O elenco gremista já irá viajar para a Colômbia no início da tarde desta quarta.