O norte-americano Sam Querrey venceu neste domingo o seu compatriota Mardy Fish por 2 sets a 0 – com parciais de 7/6 (7/3) e 7/5, em 1 hora e 24 minutos -, e ficou com o título do Torneio de Queen’s, disputado em Londres, na Inglaterra, que serve de preparação para o Aberto de Wimbledon. É o terceiro torneio conquistado por ele neste ano.

Mostrando versatilidade, Querrey venceu em três pisos diferentes em 2010 – em Memphis (Estados Unidos), no piso sintético; em Belgrado (Sérvia), no saibro; e agora o de Queen’s, na grama. Com a conquista, o tenista volta a ocupar o 21.º lugar no ranking mundial da ATP, que será atualizado nesta segunda-feira.

Dono de um forte saque, o norte-americano é mais uma surpresa do torneio inglês que foi marcado pelas zebras. Seis dos oito cabeças foram eliminados nas quartas de final, entre eles o espanhol Rafael Nadal, o escocês Andy Murray, o sérvio Novak Djokovic e o norte-americano Andy Roddick.

Sam Querrey é o quarto tenista dos Estados Unidos a conquistar o torneio londrino, considerado o mais importante preparativo para Wimbledon. Todd Martin faturou em 1994, Pete Sampras foi bicampeão em 1995 e 1999 e Andy Roddick marcou quatro conquistas, entre 2003 e 2007.