O espanhol Rafael Nadal anunciou nesta segunda-feira (10) que está fora da final da Copa Davis, contra a Argentina, em Mar del Plata, entre os dias 21 e 23 deste mês. Líder do ranking da ATP, o tenista tem uma tendinite no joelho direito, e já havia desistido de disputar a Masters Cup, em Xangai, devido ao problema.

“Depois de um ano longo e muito bem-sucedido, fico muito triste por perder dois dos meus maiores objetivos da temporada, que eram Xangai e a decisão da Davis. Fiz tudo o que foi possível para tentar chegar a esta final”, afirmou Nadal, que em 2008 conquistou o tetracampeonato em Roland Garros e o título inédito em Wimbledon, além do ouro na Olimpíada de Pequim.

Nesta segunda-feira, o espanhol convocou uma entrevista coletiva para falar sobre a decisão da Copa Davis. Acompanhado do médico Angel Ruiz Cotorro, da federação de seu país, Nadal disse que jogar contra a Argentina na partida decisiva era “um sonho enorme”.

O tenista disse que está acostumado a jogar com dores, mas que a tendinite que sofre agora é “uma dor diferente, nova, e incontrolável”. Há duas semanas, Nadal abandonou o Masters Series de Paris devido à lesão.