São Paulo (AE) – Com largada às 11h, começa hoje a 33.ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Na primeira regata, que leva o nome de Eldorado Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, os quase 200 barcos começam a luta pelo título. A regata, de percurso, vai distribuir a maior pontuação da competição, que conta com vários nomes consagrados da vela, como os olímpicos Robert Scheidt, Marcelo Prada e Torben Grael.

A primeira prova tem um percurso de aproximadamente 90 km, e a previsão é que o tempo esteja agradável e com bons ventos. Depois desta etapa, as competições serão retomadas quarta-feira, com regatas barla-sota.

Bicampeão olímpico da classe Star, como proeiro de Torben Grael, Marcelo Ferreira será o comandante do veleiro Áries IV, barco tetracampeão do evento. Regulador de velas do Brasil 1 – primeiro barco brasileiro a participar da regata de volta ao mundo -, Marcelo comandará o veleiro de Jorge Zarif, que venceu a competição em 2005, mas que este ano não competirá por disputar o campeonato mundial da Classe Finn, na Croácia.