Campeões do Circuito, Emanuel e
Ricardo buscam o título do campeonato.

Rio de Janeiro – Ricardo e Emanuel garantiram a hegemonia do Brasil no vôlei de praia, ao conquistarem o Circuito Mundial de 2003, ontem, nas areias de Copacabana. Semana passada, também no Rio, o título do feminino já tinha ficado com uma dupla brasileira: Ana Paula e Sandra.

O título veio antecipado graças à classificação para as quartas-de-final da etapa do Rio, a última do Circuito Mundial. Na manhã de ontem, Ricardo e Emanuel derrotaram os norte-americanos Fonoimoana e Wong por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 22/20. Depois, eles voltaram para a quadra e, à tarde venceram os também brasileiros Fred e Grael por 21/19 e 21/16.

Assim, a dupla está na semifinal da etapa do Rio, que equivale ao Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, título que eles prometem buscar. Hoje, a dupla campeã mundial enfrenta a parceria formada pelos portugueses Maia e Brenha, que eliminaram os norte-americanos Blanton e Nygaard por 2 sets a 1. A outra semifinal do campeonato mundial também já está definida. Será um confronto entre Brasil e EUA. Os representantes brasileiros são Márcio e Benjamin, que derrotaram os alemães Klemperer e Rademacher por 21/15 e 21/16 e os irmãos suíços Martin e Paul Laciga por 21/14 e 22/20. Eles irão enfrentar os norte-americanos Holdren e Metzger.

“Foi um título merecido. Trabalhamos muito o ano inteiro e seria triste deixar escapá-lo na última etapa”, comemorou Ricardo, que se tornou campeão do circuito mundial pela segunda vez – já Emanuel chegou à quinta conquista. “Agora, esperamos conquistar o mundial para a vaga nas Olimpíadas de Atenas de 2004 ficar próxima.”