O paranaense Ricardo Zonta está de volta à Fórmula 1. O campeão de 2002 da Telefônica World Series foi anunciado ontem como piloto reserva da escuderia Toyota na temporada 2003. Ex-piloto das equipes BAR e Jordan, Zonta esteve presente ao lançamento do novo carro da equipe japonesa, o TF103, no circuito de Paul Ricard, na França.

“Fiz o teste pela equipe Newman-Haas na Fórmula CART, mas voltar à F-1 era um sonho. Logo após este teste, em dezembro, a Toyota entrou em contato comigo para ser o terceiro piloto da equipe e tudo aconteceu muito rápido, não tive tempo nem para pensar”, declarou Ricardo.

Zonta vai trabalhar ao lado dos pilotos titulares da equipe, o mineiro Cristiano da Matta e o francês Olivier Panis. O objetivo é ajudar a escuderia a conseguir melhores resultados em seu segundo ano na F-1. “Vamos trabalhar para evoluir o carro ao máximo”, destacou Zonta.

O piloto afirmou que é grande a expectativa com relação ao desempenho do TF103. “Pelos testes que foram feitos até agora, ficou evidente que a aerodinâmica e o motor do novo carro são bem superiores ao do ano passado. Amanhã (hoje), o Panis testa o novo carro e são grandes as expectativas por um bom desempenho”, continuou o brasileiro.

“Por enquanto, vou me dedicar somente à equipe Toyota”, finalizou o piloto de 26 anos. O 1.º teste de Zonta com a equipe acontecerá no próximo dia 20, em Paul Ricard.