Jacques Rogge, presidente
do COI, é o convidado de honra.

Rio de Janeiro – O Rio de Janeiro já começa a sentir o clima dos Jogos Pan-Americanos de 2007. A partir de hoje, até o dia 31, será realizada em um hotel da zona sul do Rio, a Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), que marca o início da preparação dos comitês olímpicos nacionais para o Rio-2007 e definirá o programa esportivo da competição.

Durante a assembléia, será feita uma apresentação pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-Rio) sobre o relatório de progresso dos preparativos para o evento, além de uma visita às principais instalações pelos presidentes dos 42 comitês olímpicos nacionais das Américas.

"Pela presença confirmada do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, de 20 membros do COI, presidentes de federações internacionais e de comitês olímpicos nacionais, entre outros, podemos dizer que, administrativa e politicamente, este é o principal evento que antecede os Jogos Pan-Americanos de 2007", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do CO-Rio.

Esta será a maior assembléia da história da Odepa, entidade presidida pelo mexicano Mario Vazquez Raña, sendo o único evento que reunirá ao mesmo tempo toda a família pan-americana antes da competição. A assembléia reunirá cerca de 400 pessoas.

A apresentação do Comitê Organizador do Rio-2007 aos membros da assembléia está marcada para a próxima terça-feira, às 9 horas. Também serão feitas apresentações dos comitês organizadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006 e dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e de Londres 2012. O comitê de Londres 2012 será representado por Sebastian Coe, presidente do comitê e bicampeão olímpico nos 1.500m e ex-recordista mundial dos 800m.

Um dos momentos mais importantes da Assembléia da Odepa será a decisão do Programa Esportivo dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Para o presidente do COB e do CO-Rio, o importante é que seja preservado o quantitativo máximo de atletas de esportes olímpicos no evento. "A nossa posição é de termos apenas os esportes olímpicos e o futsal. Se entrarem mais modalidades, alguns atletas olímpicos podem ficar de fora e a preparação e classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 podem ficar prejudicadas", explicou Nuzman.

Rodrigo Pessoa receberá medalha na assembléia

Durante a Assembléia da Odepa, na segunda-feira, dia 29, o cavaleiro Rodrigo Pessoa irá receber a medalha de ouro olímpica da prova de saltos dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. A cerimônia de entrega da medalha acontecerá às 10h, no Forte de Copacabana. A premiação do ginete será feita pelo presidente do COI, o belga Jacques Rogge. Esta será a primeira vez que Jacques Rogge estará no Brasil na condição de presidente do COI. "A visita do presidente do COI é um privilégio e uma honra para o Brasil. A presença do Jacques Rogge nesta Assembléia da Odepa significa o reconhecimento à importância dos Jogos Pan-Americanos para o mundo. Será um momento histórico para o Brasil", disse Carlos Arthur Nuzman. "Vamos fazer uma cerimônia que dignifique a conquista do Rodrigo Pessoa", adiantou o presidente do COB.

Além da premiação olímpica a Rodrigo Pessoa, outros nove atletas brasileiros estarão recebendo as medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003. São eles: atletismo – André Domingos, Claudinei Quirino, Edson Luciano e Vicente Lenilson (ouro no revezamento 4x100m) e Christiane Ritz (bronze nos 800m); remo – Rui Valle, Ronaldo da Gama, João Hildebrando Borges Júnior e Gustavo Villela dos Santos (medalha de prata no four skiff peso leve). As medalhas são provenientes do resultado de julgamentos realizados após as competições pelas respectivas federações internacionais.