Depois de surpreender o francês Gael Monfils na semifinal, o alemão Philipp Kohlschreiber conquistou neste domingo o título do Torneio de Halle, na Alemanha, ao contar com a desistência do seu compatriota Philipp Petzschner quando vencia o segundo set por 2 a 0, após ter vencido a primeira parcial por 7/6 (7/5).

Autor da também surpreendente vitória sobre o checo Tomas Berdych, segundo cabeça de chave da competição, na outra semifinal, Petzschner alegou um problema nas costas como motivo para desistir de buscar o título na final caseira em Halle.

Finalista em 2008, Kohlschreiber se tornou o quinto alemão a ser campeão em Halle, após Michael Stich (1994), Nicolas Kiefer (1999), David Prinosil (2000) e Tommy Haas (2009) ganharem o torneio disputado em quadras de grama e que serve de preparação para Wimbledon, Grand Slam que começa no próximo dia 20.

“Essa é uma das melhores semanas do ano e da minha carreira”, comemorou o tenista alemão, de 27 anos, que neste domingo faturou o seu terceiro título no circuito principal da ATP.

A vitória deste domingo foi a terceira de Kohlschreiber em quatro confrontos com Petzschner, que disputou, em Halle, pela segunda vez na sua carreira uma decisão de um torneio da ATP.