Scheidt, principal favorito.

São Paulo – O velejador Robert Scheidt continua imbatível em 2004 e mostrou mais uma vez por que é apontado como principal favorito à medalha de ouro na Olimpíada de Atenas. Com um segundo e um sétimo lugares nas regatas de ontem, o vice-líder do ranking mundial garantiu o tricampeonato da Semana de Kiel, um dos campeonatos mais tradicionais da vela no mundo. Foi ainda o 108.º título de Scheidt na carreira, sendo o 93.º na classe Laser. Campeão em Kiel também em 1999 e 2000, Robert terminou a competição com 25 pontos perdidos, contra 27 do austríaco Andreas Geritzer.

“Estou um pouco atordoado pela maneira como as coisas estão dando certo este ano. Espero que consiga guardar um pouco para Atenas”, afirmou o iatista, de 31 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Varig e Volvo Car Brasil. Antes do título em Kiel, Scheidt já conquistara os campeonatos Brasileiro, Sudeste Brasileiro, Centro-Sul-Americano, Cricket Match Race, Pré-Olímpica de Búzios, Semana Olímpica de Hyères, na França, e Mundial de Bodrum, na Turquia.

Segundo o heptacampeão mundial, as duas regatas decisivas de ontem foram emocionantes. “Não tinha vento pela manhã, e a primeira largada foi dada num local muito distante. Consegui largar melhor que o austríaco, liderei boa parte da regata, mas no final acabei ultrapassado pelo croata Mate Arapov e cheguei em segundo.” Andreas Geritzer foi sexto.

Com esse resultado, Geritzer precisava chegar à frente de Scheidt e no máximo em terceiro lugar na última regata para ficar com o título. “Ele montou a primeira bóia na minha frente mas, no final da regata, resolveu fazer marcação sobre mim. Mas a tática não deu certo, pois ele acabou ultrapassado pelo inglês Paul Goodison, ainda sofreu uma punição e chegou somente em 11.º, enquanto o sétimo lugar garantiu meu terceiro título aqui.”

A Semana de Kiel, integrante do Grand Slam da Vela juntamente com as semanas de Spa, na Holanda, e de Hyères, na França, teve em 2004 sua 122.ª edição e contou com a presença de mais de cinco mil velejadores, de 50 países, competindo em 29 classes. Estiveram em Kiel 15 medalhistas olímpicos em Sydney, seis campeões mundiais e quatro campeões europeus em 2004.

Essa foi a 10.ª participação de Robert Scheidt na Semana de Kiel. Além dos títulos de 1999, 2000 e 2004, ele foi vice no ano passado e em 1995 e 1998, terceiro em 2001, quinto em 1993, sexto em 1997 e sétimo em 1994.

Hoje, Scheidt embarca para Atenas, onde treina durante dez dias antes da disputa do campeonato grego, de 8 a 12 de julho. “Será meu último campeonato antes da Olimpíada.”