Foto: Walter Alves
O Toledo é o único time já
garantido na próxima fase do campeonato paranaense.

Por vias tortas (excesso de equipes, queda de rendimento dos times da capital, surpresas no interior), o Campeonato Paranaense chega à última rodada da segunda fase com quatro jogos decisivos. Curitiba será o palco destas quatro partidas, envolvendo seis times que sonham com a classificação para a semifinal, que começa no próximo final de semana. Na verdade, cinco sonham, porque o Toledo já está garantido a rigor, quatro, pois o Atlético dificilmente ficará de fora da reta final da competição. A festa do futebol começa às 15h45, com Coritiba x Toledo e J. Malucelli x Adap Galo, e às 15h50, com Paraná x Engenheiro Beltrão e Atlético x Iraty.

Ninguém imaginaria que, se houvesse apenas um classificado matematicamente, este seria o Toledo. O time do Oeste conseguiu a classificação de forma brilhante até agora, perdeu apenas dois pontos jogando em casa, e nesta fase venceu três partidas e empatou duas. Com 11 pontos, é também o time mais eficiente do Paranaense no momento.

O Toledo vem a Curitiba sem preocupações. Já garantido na primeira colocação do grupo B, encara o Coritiba aguardando para ver quem será seu adversário (o segundo lugar no grupo A). Para o Coxa, o jogo é dramático. Em segundo na sua chave e em crise institucional, só pode pensar em vencer no Couto Pereira, porque um empate coloca a vaga na mão do J. Malucelli, que encara o eliminado Adap Galo, no Janguito Malucelli.

No grupo A, a situação é mais equilibrada. O Atlético lidera com nove pontos, mesmo número do Paraná e ambos com dois pontos de frente para o Engenheiro Beltrão. Empatando com o eliminado Iraty na Arena, o Furacão se garante na fase decisiva. Mas a intenção rubro-negra é vencer e ser o primeiro colocado, encarando na semifinal ou Coritiba ou Jotinha. Do lado tricolor, uma igualdade na Vila Capanema também basta, e uma derrota tira a equipe da reta final do Paranaense. Ao Engenheiro Beltrão, só resta vencer.

E há uma possibilidade inusitada: se o Paraná vencer por 2×0 e o Atlético por 2×1 (ou 3×0 e 3×1…), Furacão e Tricolor ficarão iguais em todos os critérios, e aí, pelo artigo 7º do regulamento do Campeonato Paranaense, a decisão sobre quem fica em primeiro lugar no grupo A vai para um sorteio às 18h de amanhã, na sede da Federação Paranaense de Futebol.

É mais um ?molho? para uma rodada que, a cada minuto, terá mudanças. Cada gol que acontecer em um dos quatro estádios de Curitiba mudará o rumo das semifinais e pode mudar a história do Campeonato Paranense.

Vaga na Série C está em jogo

A última rodada da segunda fase do Campeonato Paranaense também define os representantes paranaenses no Campeonato Brasileiro da Série C. São duas vagas em disputa, já que uma está garantida para o J. Malucelli, campeão da Copa Paraná.

O trecho do regulamento do Paranaense que trata do assunto está no parágrafo primeiro do artigo 4º: ?Para o Brasileiro da Série C, participarão as 2 (duas) associações representantes do Estado do Paraná, convidadas pela CBF, obedecendo a classificação neste Campeonato, entre aquelas que não disputarem o Campeonato Brasileiro das Séries A e B?.

A segunda vaga assegurada, a primeira do Estadual, é do Toledo. Além de já ter conquistado os pontos necessários, a equipe do Oeste está na semifinal, portanto já ficará entre os quatro primeiros. Engenheiro Beltrão e Iraty lutam pelo posto restante. Caso se classifique, o Engenheiro se garante na Terceirona. Eliminado, abre caminho para o Iraty, que tem mais pontos acumulados que o adversário (31 a 27). (CT)