Depois de um empate sem gols na estréia contra o Racing Santander, o Barcelona finalmente ‘estreou’ neste domingo (2) no Campeonato Espanhol. No Estádio Nou Camp lotado, Ronaldinho Gaúcho comandou a vitória da equipe da Catalunha sobre o Athletic Bilbao por 3 a 1. O meia brasileiro foi o autor dos dois primeiros gols do jogo, sendo um deles em cobrança de pênalti.

Como em todas as partidas deste final de semana na Espanha, uma homenagem foi prestada antes da bola rolar para o lateral Antonio Puerta, do Sevilla, que morreu na última terça-feira por complicações de paradas cardíacas sofridas três dias antes, na partida de seu time contra o Getafe, na rodada de estréia do campeonato.

O Barcelona abriu o placar logo aos 9 minutos do primeiro tempo com Ronaldinho, que acertou uma bela cobrança de falta da entrada da área. O brasileiro voltou a ser decisivo para a equipe catalã ao marcar mais um gol, agora em cobrança de pênalti, após o francês Henry ser derrubado dentro da área.

Aos 27 minutos do segundo tempo, o time de Bilbao chegou a descontar com o atacante Susaeta. Mas um minuto depois o marfinense Touré fechou o placar para o Barcelona.