Ronaldo é novamente finalista.

Zurique – A Fifa anunciou ontem os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do ano. Ronaldo está entre eles, em busca do quarto título – venceu também em 96, 97 e 2002.

Dois franceses concorrem com o atacante brasileiro: o meia Zinedine Zidane, seu companheiro no Real Madrid, e o atacante Thiery Henry, do Arsenal. O vencedor será anunciado no dia 15 de dezembro, na Suíça.

Ronaldo é o maior ganhador do prêmio, depois da vitória no ano passado, quando superou o goleiro alemão Oliver Kahn e o próprio Zidane ao ser artilheiro e campeão da Copa de 2002. Dessa vez, conta a favor do brasileiro a boa fase do Real Madrid.

Zidane tem no clube espanhol a mesma plataforma para buscar seu terceiro prêmio de melhor do mundo pela Fifa. O maestro da seleção francesa, classificada para a fase final da Eurocopa, já venceu essa disputa em 1998 e 2000.

Para Henry, a presença na lista dos três melhores do ano já é uma novidade. O atacante do Arsenal está em grande fase, como mostrou no jogo de terça-feira, quando fez dois gols e deu passe para outros dois na vitória sobre a Inter, em Milão, por 5 a 1, pela Liga dos Campeões da Europa.

A Fifa também irá premiar a melhor jogadora do ano e as finalistas são, a sueca Hanna Ljunberg, a alemã Birgit Prinz e a norte-americana Mia Hamm, que foi eleita nos dois últimos anos. Os vencedores são escolhidos pelo voto dos treinadores das seleções nacionais que, no entanto, não podem escolher atletas do seu próprio país.

Real vence e já lidera

Marselha –

O Real Madrid está perto de fechar o ano como melhor time da temporada 2003/04 da Europa. A milionária equipe de Raúl, Ronaldo, Figo, Zidane, Roberto Carlos e Beckham mostra afinação e vem superando todos os rivais. No fim de semana, com a vitória por 2 a 1 sobre o Albacete, herdou a liderança do campeonato espanhol, ultrapassando o La Coruña. Ontem, viajou até Marselha, bateu o Olympique e assumiu a condição de melhor time da Liga dos Campeões, com 13 pontos.

O atacante Ronaldo, mais uma vez, mostrou oportunismo. Antecipando-se aos zagueiros franceses, anotou o gol da vitória, por 2 a 1, na segunda etapa. Beckham, em bela cobrança de falta, havia aberto o marcador e Mido, de cabeça, empatado. Além do Real Madrid (já estava classificado), outras cinco equipes garantiram presença nas oitavas-de-final da competição: Porto, Manchester United, Stuttgart, Chelsea e Milan.

Graças a um gol de Shevchenko, após cruzamento de Cafu, o Milan (10 pontos) fez 1 a 0 no Ajax (6), em Amsterdã, obteve a vaga e poderá poupar seus titulares na próxima semana, diante do Celta (6). Assim, a equipe de Carlos Ancelotti terá alguns dias a mais para preparar-se para a disputa do título Mundial Interclubes diante do Boca Juniors, dia 14 de dezembro, em Tóquio. O Celta empatou com o Brugges (5), por 1 a 1, deixando aberta a última vaga.

O Chelsea (10) ficou no 0 a 0 com o Sparta (5) e garantiu o primeiro lugar do grupo G. O Besiktas (7) desperdiçou a chance, ao empatar por 1 a 1 com a Lazio (5). O Porto (10) passou pelo Partizan, 2 a 1, e ficou com a segunda vaga da chave F, que tem o Real Madrid.

No grupo E, a última rodada servirá apenas para definir quem será o campeão. Ontem, o Manchester United fez 1 a 0 no Panathinaikos e o Sttutgart ganhou por 2 a 0 no Glasgow Rangers. Agora, ambos somam 12 pontos.

Hoje acontece os jogos-de-volta da segunda rodada da Copa da Uefa. Destaque para o Barcelona – ainda sem Ronaldinho Gaúcho, contundido -, que recebe o Panionios podendo perder por até 2 gols. Os outros jogos: Villarreal x Torpedo; Valencia x Haifa; Roma x Hajduk; Borussia x Sochaux; Steaua x Liverpool; Benfica x Molde; Salzburgo x Parma; Basilea x Newcastle.