A Rússia acabou com as esperanças dos Estados Unidos de se classificarem às finais da Liga Mundial de Vôlei ao vencê-los por 3 sets a 1, neste sábado à noite, em Wichita, nos Estados Unidos.

O time ianque, que havia vencido o primeiro confronto em casa com os russos, na sexta-feira, precisava de um triunfo por 3 a 0 ou 3 a 1 para avançar como o melhor segundo colocado de todos os grupos. Sua derrota, no entanto, acabou classificando a Sérvia.

Com isso, foi definido o chaveamento da fase final da Liga, que será disputada em Córdoba, na Argentina, entre os dias 21 e 25 de julho. No Grupo E, ficarão a Argentina, o Brasil e a Sérvia. No F, Cuba, Itália e Rússia.

As seleções se enfrentarão em turno único dentro de seus grupos nos dias 21, 22 e 23. As duas melhores de cada chave classificam-se para as semifinais, que serão disputadas no dia 24, em sistema de cruzamento: a primeira colocada do E encara a segunda do F, e a segunda do E pega a primeira do F. Os vencedores fazem a final no dia 25.

Brasil e Itália buscarão seu nono título da Liga Mundial. Cuba e Rússia tentarão sua segunda conquista, e Argentina e Sérvia, a primeira.