Sadia, equipe renovada.

A seleção de ginástica rítmica da Sadia Toledo embarcou ontem para Vitória, no Espírito Santo, para participar do Campeonato Brasileiro Juvenil de Ginástica Rítmica, de 9 a 12 de setembro. A equipe, totalmente renovada neste ano, vai participar somente na categoria individual nos aparelhos maças, bola, fita e corda. Duas das atletas que integram a equipe, Fabiane Corbari e Jéssica Thomas, ainda fazem parte da seleção infantil, enquanto Jéssica Oliveira e Angélica Kvieczyski, são da juvenil, porém não reúnem a experiência de outras atletas que deverão participar da competição.

Apesar da pouca idade, as atletas já conquistaram algumas posições de destaque na ginástica rítmica. Jéssica Thomas e Fabiane integraram a equipe vice-campeã brasileira de GR infantil, no campeonato realizado em Blumenau, SC, de 8 a 11 de julho, onde Fabiane foi também escolhida a terceira melhor ginasta da competição. Angélica e Jéssica de Oliveira, que completam a equipe, são campeãs paranaense juvenil e dos Jogos da Juventude do Paraná, entre outros títulos.

A equipe viajou ontem à noite e deverá participar dos treinos oficiais a partir de quinta-feira e das competições a partir de sexta. A técnica Anita Klemann, que acompanha a equipe, disse antes de embarcar que a competição deverá servir de experiência para as atletas, que deverão competir com ginastas pelo menos três anos mais experientes. “Enquanto nossas atletas estão entrando na categoria, as de outros estados estão competindo a bem mais tempo. Para elas, que estão saindo da categoria infantil, a competição será bem difícil”, avalia a técnica. Ainda assim ela está bastante otimista e confiante na capacidade das suas ginastas.

As ginastas da Sadia Toledo, garante a técnica, deverão esforçar-se para garantir vaga para os Jogos da Juventude do Brasil, de 14 a 24 de outubro, em Brasília. As três melhores ginastas por estado garantem vaga para a competição. No ano passado, quando o Paraná foi campeão, a equipe era totalmente formada por ginastas de Toledo. Ana Paula Scheffer e Karen Picinin, hoje integrantes da seleção brasileira individual, e Nicole Müller, que treina em Londrina desde novembro do ano passado na seleção adulto conjunto, formaram a equipe campeã. A convocação das atletas no Estado é feita pela Paraná Esportes.