São Paulo – A seleção brasileira de vôlei feminino conheceu ontem os adversários da primeira fase classificatória do Grand Prix 2005 – torneio que será disputado em junho no Japão. Nesta fase, a equipe brasileira – que luta pelo pentacampeonato – vai enfrentar as seleções do Japão, Coréia do Sul e Polônia. Na seqüência, de 1.º a 3 de julho a seleção terá pela frente China, Polônia e Alemanha. Estes jogos serão disputados em Macau.

Na terceira etapa, as brasileiras jogarão em Taipei, e os adversários serão Cuba, Coréia e Holanda. As finais da competição serão no Japão, entre 13 e 18 de julho. Se classificam para a fase final o Japão mais os cinco primeiros colocados da fase classificatória. O Brasil foi campeão do Grand Prix nos anos de 94, 96, 98 e 2004.

Depois do Grand Prix, a seleção feminina voltará a jogar no Brasil após 10 anos. Será no torneio classificatório para o campeonato mundial de 2006. A competição será disputada entre 14 e 21 de agosto, em Cabo Frio, Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

No mês seguinte, a equipe disputará o sul-americano, com local e data a serem definidos. Caso seja campeão, o Brasil estará garantido na Copa dos Campeões, entre 15 e 20 de novembro, em Tóquio e Nagoya, no Japão.