São Paulo – O circo da Stock Car Brasil segue nesta semana para o sul do Brasil. A principal categoria do automobilismo nacional terá a sua sétima etapa da temporada na cidade de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, no próximo domingo.

A disputa vai agitar a cidade gaúcha com uma programação intensa para a sétima prova da V8, que vai chegando ao seu momento decisivo antes do playoff, a sexta etapa da Stock Car V8 Light e a sétima etapa da Stock Jr., com duas corridas programadas. No domingo, às 13h, acontecerá a largada da V8. A montagem dos boxes já começou em Santa Cruz, e os primeiros treinos estão previstos para hoje.

O final de semana promete muita emoção no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. O motivo é justamente o atual momento das três categorias que compõem a Stock Car Brasil. Na V8, a etapa é justamente a penúltima antes do início do playoff (Brasília, no dia 24/09, fecha a primeira fase), a novidade da categoria em 2006. Pelo novo sistema, somente os dez mais bem colocados após a oitava etapa poderão continuar brigando pelo título, sendo que a partir da nona prova a pontuação será a de uma prova comum, ou seja, o 1.º terá 25, o 2.º terá 20, etc.

Até o momento, a categoria tem o carioca Cacá Bueno como líder e já classificado com 100 pontos, seguido pelo sul-mato-grossense Hoover Orsi em segundo e também garantido na fase seguinte, com 85. Thiago Camilo, com 67 pontos, e o bicampeão Giuliano Losacco, com 58, estão em terceiro e quarto lugares, respectivamente, e muito perto também de garantir a vaga no playoff.

Se a competição terminasse agora, os outros seis pilotos na fase seguinte seriam Antônio Jorge Neto, 55; Alceu Feldmann, 46; Felipe Maluhy, 42; Guto Negrão, 39; Rodrigo Sperafico, 36; e Popó Bueno, com 34. Mas a classificação continua aberta para pelo menos nove pilotos, que têm chances matemáticas de conseguir uma das oito vagas restantes.

A programação da Stock Car V8 começa amanhã, quando estão programados um treino extra, às 8h30, e dois treinos livres. No sábado será disputado o treino classificatório, a partir das 11 horas, seguido da super-classificação para a definição do pole position da sétima etapa.

Paraná

Para o paranaense Lico Kaesemodel, da Stock Light, Santa Cruz traz boas lembranças. Ano passado, em sua estréia, conquistou seu segundo pódio na categoria, com o terceiro lugar. ?Não podemos desanimar, tem de correr atrás do prejuízo. Esperamos um desempenho melhor do que no ano passado?, comentou Lico, quarto colocado na Light.