Guga estreou ontem em duplas,
jogando com Zabaleta.

Barcelona – O tênis brasileiro começou relativamente bem a semana do ATP Tour de Barcelona. No tradicional torneio Conde de Godo, Flávio Saretta espantou a “zebra” e, depois de suar muito, venceu o espanhol Salvador Navarro – jogador saído do qualifying – por 4/6, 7/ 5 e 6/4.

Enquanto isso, Gustavo Kuerten entrou em quadra para jogar duplas e, ao lado do argentino Mariano Zabaleta, derrotou o norte-americano Jan-Michael Gambill e o sul-africano Chris Haggard por 4/6, 7/6 (9/7) e 6/4. Hoje, por volta das 10h (horário de Brasília), Guga volta à quadra para enfrentar o sueco Thomas Johannson, pela chave de simples.

Esta será a segunda vez que Guga enfrenta Johansson. A primeira foi em 2001, no Masters Series de Miami, com vitória do tenista sueco. Depois, os dois jogadores passaram por cirurgia. Johansson, ex-campeão do Aberto da Austrália, operou o ombro e hoje ocupa a modesta posição de número 208 da ATP. O brasileiro, por sua vez, vem de três derrotas em primeira rodada.

Johansson entrou em Barcelona como convidado e estreou com vitória sobre o espanhol Didac Perez por 7/5 e 6/3.

Não só para recuperar a confiança em seu jogo, mas como também para reconquistar posições no ranking, Guga precisa de uma boa semana em Barcelona. Na lista de entradas desta segunda-feira da ATP, o brasileiro caiu para a 23ª posição.

Enquanto isso, Flávio Saretta manteve-ve em 52.º lugar e só volta a jogar amanhã, diante de outro tenista saído do qualifying, o belga Kristoff Uliegen, número 236 do ranking, que eliminou o sueco Stefan Koubek por 6/4 e 6/2.

Entre os líderes do ranking, o suíço Roger Federer continua em primeiro com 5545 pontos, seguido de Andy Roddick (EUA), com 4795; em 3.º está Juan Carlos Ferrero (ESP), com 3835; 4.º é o Guillermo Coria (ARG), com 3715; 5.º é Rainer Schuettler (ALE), com 2560; 6.º é Andre Agassi (EUA), com 2395; 7.º é Tim Henman (GBR), com 2140; 8.º é David Nalbandian (ARG), com 2010; 9.º Carlos Moyá (ESP), com 1945; e 10.º é Sebastién Grosjean

( FRA), com 1665 pontos.

Guga começa bem, vencendo

Barcelona

– Gustavo Kuerten começou bem a disputa do Open Seat Godó, em Barcelona. Ontem, ao lado do argentino Mariano Zabaleta, ele estreou com vitória na competição de duplas.

Eles derrotaram o sul-africano Chris Haggard e o norte-americano Jan Michael Gambill, de virada, salvando três match points, por 4/6 7/6 (7) 6/4.

O brasileiro e o argentino, amigos desde os tempos de juvenil, começaram bem o jogo, tiveram chance de quebra no 3/4, mas no 4/5 Guga acabou perdendo o saque e Haggard e Gambill fecharam o primeiro set. No Segundo, Guga e Zabaleta saíram quebrando o serviço de Gambill, mas em seguida Zabaleta perdeu o seu saque e o jogo seguiu igual até o 4/5, quando os sul-americanos salvaram dois match points no serviço de Zabaleta. A decisão do set acabou indo para o tie-break e no 6/7 Guga e Zabaleta salvaram outro ponto do jogo e três pontos depois vibraram com a vitória no segundo set.

Com a noite chegando em Barcelona e as luzes da quadra já acesas, Guga e Zabaleta mantiveram o foco no jogo e no 5/4, entraram com tudo no game, no saque de Gambill e no primeiro match point fecharam a partida. Na próxima rodada, provavelmente amanhã, eles enfrentam os israelenses Andy Ram e Jonathan Erlich.