Nova Iorque – Os primeiros resultados em Flushing Meadows não foram nada agradáveis para o tênis brasileiro. Flávio Saretta perdeu na estréia – que havia sido iniciado no dia anterior – para o alemão Florian Mayer por 6/4, 6/2 e 6/1, Gustavo Kuerten e André Sá também caíram na primeira rodada da chave de duplas, diante de Mark Knowles, das Bahamas, e Daniel Nestor, do Canadá, por 6/4 e 6/3. Hoje, tanto Guga como Ricardo Mello esperam melhor sorte em suas estréias no US Open.

Kuerten vai enfrentar o dinamarquês Kristian Pless, por volta das 14h30, na Grandstand, com transmissão pela SporTV, enquanto Mello vai à quadra dez para desafiar o argentino Juan Ignacio Chela, por volta das 16h.

A partida de duplas serviu como um teste para as atuais condições físicas de Guga. Apesar da derrota, para dois especialistas na modalidade, o tenista brasileiro mostrou-se solto e, aparentemente, não sentiu problemas com as dores no quadril. Como disse o técnico Larri Passos, o jogo de duplas ajuda no treinamento de devolução de saque, um fundamento que será importante numa quadra rápida como a de Nova York, especialmente diante de um adversário de boa estatura como Pless que ocupa a posição de 502 na ATP, mas teve seu ranking protegido, por causa de contusão, e pôde assim entrar direto na chave do US Open, sem precisar de qualifying.

“Toda estréia é sempre preocupante”, avisou Guga. “Vou estar bastante focado e jogar com bolas fundas para tentar um bom resultado.” Ano passado, Guga caiu na primeira rodada do US Open, ao perder um jogo em cinco sets dramáticos diante do russo Dmitry Tursonov.

Preço

A derrota na estréia deste ano pode custar caro para Flávio Saretta. O tenista defendia 75 pontos da terceira rodada de 2003. Ocupa a 104.ª posição no ranking e deve perder vários postos. O resultado foi um castigo para o jogador. Afinal, no primeiro set de um jogo que começou na segunda-feira a noite, em Nova York, ele esteve bem e chegou a abrir vantagem de 4 a 2. No entanto, bastou perder o seu serviço para também perder a concentração e seu jogo. No primeiro dia, a partida havia sido interrompida por volta da meia noite por causa da chuva, com vantagem para Florian Mayer de 6/4, 6/2 e 5/1 e saque.