A seleção brasileira de natação embarca nesta segunda-feira para o Campeonato Pan-Pacífico, que acontecerá em Yokohama, no Japão, de 24 a 29 deste mês. Os 25 atletas do Brasil se preparam para enfrentar pelo menos duas das equipes mais fortes do mundo competindo completas: Estados Unidos e Austrália. O alto nível técnico do campeonato motivou a diretoria técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos a fazer dele a primeira seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana.

Yokohama é uma das paradas de um longo caminho que está sendo percorrido pelos nadadores brasileiros. O projeto da CBDA que visa os Jogos Pan-Americanos de 2003 e as Olimpíadas de 2004 começou em março deste ano e em julho passado, os atletas fizeram pela primeira vez um treinamento conjunto em altitude, na Cidade do México.

O time é heterogêneo e vai do veterano André Cordeiro, de 28 anos, com duas olimpíadas no currículo, até jovens com a metade da idade de André, como Lucas Salatta e Joanna Maranhão, de 14 anos, duas grandes revelações das piscinas nacionais. E como antigüidade é posto, Cordeiro será o porta-bandeira do Brasil na abertura da competição. Medalhas não são o principal objetivo do time no momento, mas os índices para o pan-americano já podem começar a cair.