A 23 dias da estreia no Campeonato Mundial masculino de vôlei, na Itália, a seleção brasileira faz hoje o primeiro dos três amistosos com a Polônia em sua reta final de preparação. A partida será realizada às 19h, no ginásio Tarumã, em Curitiba, onde o Brasil jogou pela última vez em 1997. No sábado e no domingo, os confrontos começam às 10h, com transmissão ao vivo do canal Sportv.

A seleção atuou pela última vez em Curitiba em agosto de 1997, quando venceu a Holanda em um Desafio Internacional por 3 sets a 2. Dois meses antes, disputou duas partidas pela Liga Mundial contra o Japão e também ganhou por 3 a 0 e 3 a 1. O capitão Giba, paranaense, é o único remanescente.

A seleção da Polônia, que já se encontra em Curitiba, é apontada pelo técnico brasileiro Bernardinho como uma das dez favoritas ao título mundial, na Itália. Recentemente, as duas equipes se enfrentaram na Europa. No dia 18 de agosto, em um amistoso, os poloneses ganharam por 3 sets a 2. Quatro dias depois, no Torneio Hubert Jerzeg Wagner, o time brasileiro deu o troco e venceu por 3 a 1, conquistando o título da competição.

Na história do voleibol mundial, o Brasil já venceu 25 dos 43 confrontos com a Polônia. Na “Era Bernardinho”, de 2001 para cá, são seis vitórias em 11 partidas.

Polônia se preparou na União Juventus

A seleção de vôlei masculino da Polônia que está em Curitiba para jogos amistosos contra a seleção do Brasil, desde a última segunda-feira, quando desembarcou no aeroporto Afonso Pena, tem treinado diariamente em vários períodos no ginásio Almir Nelson de Almeida, no Tarumã, onde aprimorou as táticas que irá empregar contra a seleção de Bernardinho nos amistosos de hoje, amanhã e de domingo.

Já o União Juventus, clube de origens fortemente polonesa, os atletas da seleção da Polônia realizaram a preparação física, elogiando as instalações do clube.