A seleção brasileira feminina de basquete fez seu primeiro treino na cidade francesa de Fougères, nesta quinta-feira, de olho no amistoso deste sábado, contra a equipe de Mali. A partida no final de semana marca o início da preparação do Brasil, em solo europeu, para o Mundial da República Checa, a partir do dia 23.

O primeiro dia de treinamentos na França foi aprovado pela pivô Kelly Santos. “Entramos no clima de Mundial. Já estamos na Europa, bem perto da República Checa e bem longe do Brasil. Temos um time bom, com jogadoras talentosas. Estamos nos dedicando ao máximo, treinando sempre muito forte. O primeiro dia é um pouco estranho. A gente sente um pouco o fuso horário, mas nada que atrapalhe”, avaliou.

Depois do amistoso, a delegação brasileira viajará para Beauvais, onde disputará um torneio quadrangular com Argentina, França e Japão, entre os dias 16 e 18. A seleção não deverá contar com a ala Iziane e a pivô Érika, que disputam as finais da WNBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos.

A decisão, em melhor de cinco jogos, poderá ter um eventual quinto duelo no dia 21, fato que inviabilizaria a participação das duas brasileiras no início do Mundial. Na República Checa, o Brasil terá pela frente na primeira fase a Coreia do Sul, no dia 23, Mali (24) e Espanha (25).