A seleção brasileira feminina de basquete estréia dia 14 de setembro, às 20h de Brasília, contra a Argentina, na 5.ª Copa América – Pré-Mundial da República Dominicana. O Brasil terá ainda como adversárias as seleções de Porto Rico, no dia 15, Canadá, dia 16, República Dominicana, dia 17, e Cuba, dia 18.

Com a desistência das seleções da Guatemala e da Colômbia, a competição será disputada em turno único, sagrando-se campeã a seleção que somar o maior número de pontos. As três primeiras colocadas garantem a vaga no 15.º campeonato mundial de 2006. O Brasil, por ser o País sede, já tem sua vaga garantida.

Dos adversários, o técnico Antônio Carlos Barbosa (foto) destacou principalmente as seleções do Canadá e de Cuba: "Vimos nos jogos aqui no Brasil o quanto a equipe (canadense) evoluiu. Fizeram uma ótima renovação e estão jogando muito bem, parecido com as australianas. Estão com um excelente aproveitamento nas bolas de média e longa distâncias e temos que tomar cuidado com elas. Já Cuba deverá ir para a Copa América reforçada pelas atletas que estavam machucadas: a armadora Castillo,a ala Soria, que é a melhor jogadora cubana, e a pivô Boulet. É uma grande equipe que sempre chega nas competições para ser campeã".