A segunda fase da Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão representa muito mais do que um passo dado rumo à conquista do título. Com a vaga já assegurada, a seleção brasileira começa a pensar em detalhes da competição que, até agora, não apareceram. Além de a disputa passar a ser realizada no sistema eliminatório, ou seja, perdeu volta para casa, há a possibilidade de os jogos terem 120 minutos.  

Isso está previsto se os times terminem o tempo normal empatados. Nesse caso, há prorrogação de 30 e, se for necessário  a cobrança de penalidades. A dinâmica vale até a partida final. Mesmo admitindo que o tempo de preparação do grupo não foi o adequado, a comissão técnica não se preocupa com o condição física/clínica dos atletas.

A situação é encarada com naturalidade e não estão previstas alterações no ritmo de treinamento da equipe.

Os atletas também procuram se mostrar tranqüilos diante da possibilidade de a duração dos jogos ficar maior. ?Para nós isso não quer dizer nada?, afirmou o lateral-direito e capitão da equipe, Cafu. ?Fizemos um bom trabalho de condicionamento e não acredito que algum de nós vai sofrer alguma dificuldade diante desse fato.?         

Essa opinião é compartilhada pelo recém chegado Ricardinho. Mesmo na condição de último jogador a se integrar ao grupo – foi convocado na véspera da estréia para o lugar de Emerson, cortado por causa de uma contusão no ombro direito -, o meia corintiano não ressente a falta de preparo. ?Fiquei parado apenas quatro dias no Brasil. Estou bem e à disposição para jogar os 120 minutos?, garantiu.         

OUTRO LADO – O tradicional discurso ?agrada treinador?  no qual os jogadores não se cansam de dizer que estão à disposição, ou que não se incomodam de jogar o tempo que for necessário, foi quebrado pelo meia Juninho Paulista.

Sincero, o atleta disse que é necessário, sim, um trabalho diferenciado diante da iminência de jogos mais longos. ?Muda alguma coisa, sobretudo no pós-jogo. É preciso descansar um pouco mais?, observou. Questionado sobre a forma para descansar mais, foi direto. ?Ficando de fora de algum treinamento.?