O Projeto Vôlei Positivo, realizado desde novembro de 2005 pelas Escolas Positivo (instituição de Educação Básica do Grupo Positivo), está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (23). No sábado (24), acontece a seletiva de atletas-alunos que integrarão as equipes masculina e feminina de voleibol para 2008 que são coordenadas pelo bicampeão olímpico, Maurício Lima, e pelo campeão olímpico como auxiliar técnico, Cacá Bizzocchi, ambos ex-integrantes da Seleção Brasileira de Voleibol.

O projeto alia esporte e inclusão social e tem revelado e preparado futuros talentos para o esporte paranaense e nacional. ?Maurício acompanha sistematicamente os treinamentos, dando também orientação direta aos atletas e aos técnicos que cuidam das equipes. O investimento no esporte é uma importante ferramenta dentro da filosofia de formação integral das crianças e adolescentes das Escolas Positivo?, ressalta o professor Zair Cândido Netto, supervisor de Esportes e Cultura das Escolas Positivo.

Para participar da seletiva, os interessados devem se inscrever pelo telefone (41) 3335-3535.  Os pré-requisitos devem ser comprovados no dia da seletiva: o aluno deve estar matriculado em uma escola de ensino regular, ter 75% de freqüência nas aulas e pelo menos média 6 em todas as disciplinas (por meio da apresentação de uma cópia do boletim escolar) e ser nascido entre 1991 a 1995 (por meio de cópia de certidão de nascimento).

Resultados significativos e vitrine nacional

Atualmente, 140 atletas participam do projeto. Em apenas dois anos, já integraram as equipes cerca de 300 estudantes, que, além de desfrutarem dos benefícios que o esporte proporciona, como a integração e a inclusão social, também colecionam grandes resultados em campeonatos estaduais e nacionais.

Entre os destaques deste ano, as equipes das Escolas Positivo foram campeãs nos Jogos Colegiais do Paraná (masculino), Jogos Municipais de Curitiba (infantil e infanto-juvenil), Campeonato Estadual (masculino e feminino na categoria 92 e masculino na categoria 93), Copa Minas (infantil feminino), entre outros resultados que não somente valorizam os esforços dos times como também promovem grandes talentos no esporte. ?O Projeto Vôlei Positivo serve de ponte para aqueles estudantes que pretendem seguir carreira no esporte?, afirma o prof. Zair, ressaltando que o projeto já colhe bons resultados. ?Três atletas que participam do projeto foram pré-convocados para a Seleção Brasileira Juvenil. Além disso, outros dois foram convidados para integrar equipes profissionais, como o Minas Tênis Clube?, destaca.