O Vasco não tem mais chances de ir à Libertadores, e o Flamengo já não corre risco de rebaixamento no Brasileiro. Assim, só a rivalidade move o clássico carioca de amanhã, às 19h30, no Engenhão, pela penúltima rodada da competição.

Com 54 pontos, o Vasco ocupa a sétima posição e não pode mais alcançar o G4 -as vagas para a Libertadores já são de Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo. Na 11ª posição, com 48 pontos, o Flamengo não pode mais ser alcançado pelo Sport, hoje o primeiro time na zona de descenso -Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO já caíram para a Série B.

“Flamengo e Vasco é um campeonato a parte. Considero como uma final, um jogo importante. Está valendo título para mim. Como ganhamos o primeiro jogo, quero ganhar o segundo para que a gente saia invicto contra eles neste Brasileiro”, disse o lateral flamenguista Ramon, que também já atuou pelo time cruzmaltino.

A partida também serve como laboratório para a próxima temporada do Flamengo. O técnico Dorival Júnior usará os jogos finais do Nacional para definir quem fica e quem sai do clube ao término da competição.

Mas, suspenso pelo STJD por uma partida, o treinador não estará à beira do gramado amanhã. Assim, Dorival Júnior ficará nas tribunas, enquanto os auxiliares Ivan Izzo e Lucas Silvestre estarão no banco.

“Ao longo dessas últimas partidas serão jogos complicados que empregam e que também desempregam. Nós temos que ter esta consciência de que estamos sendo analisados até o último momento e é necessário que tenhamos uma postura diferente da que tivemos contra o Palmeiras”, disse, em referência ao fraco futebol da equipe no empate por 1 a 1 com o time paulista.

No Vasco, o veterano Juninho continua fora, poupado por fadigo muscular e também suspenso por dois jogos pelo STJD. O time tenta renovar o contrato do camisa 8 por mais um ano. O ataque vascaíno no clássico terá Eder Luis e Tenório.

VASCO
Fernando Prass; Jonas, Renato Silva, Douglas e William Matheus (Dieyson); Nilton, Fellipe Bastos, Marlone e Abuda; Eder Luis e Tenório. Técnico: Gaúcho.

FLAMENGO
Paulo Victor; Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Airton, Ibson, Renato e Cleber Santana; Hernane e Vagner Love. Técnico: Dorival Jr.

Estádio: Engenhão, no Rio
Horário: 19h30
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães