A norte-americana Serena Williams recuperou nesta terça-feira o número 1 do ranking mundial. Ela venceu a russa Ekaterina Makarova por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, e avançou para a terceira rodada do Torneio de Pequim. Com o resultado, ultrapassará a russa Dinara Safina na lista a ser divulgada na próxima segunda.

Esta será a quarta vez que Serena assumirá a liderança do ranking. Ela já ficou no topo da lista por 72 semanas, e é a oitava tenista com mais tempo ostentando o número 1. Na próxima rodada em Pequim ela terá pela frente a vencedora do confronto entre a eslovaca Daniela Hantuchova e a russa Nadia Petrova.

No dia em que Serena garantiu a retomada da liderança, outras duas tenistas que já lideraram o ranking entraram em quadra e tiveram destinos diferentes em Pequim.

A russa Maria Sharapova, atualmente na 15ª colocação, superou a bielo-russa Victoria Azarenka por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6//7 (5/7) e 7/5. Na próxima rodada ela enfrentará a chinesa Shuai Peng, que surpreendeu a sérvia Jelena Jankovic – outra ex-número 1 – por 2 a 1, com 4/6, 7/5 e 6/2.