Mesmo com a fórmula de disputa mantida para a edição de 2009 do Campeonato Paranaense de Futsal da Série Ouro, a competição vai apresentar apenas uma novidade nesta temporada. Neste ano, não será obrigatória a presença de dois jogadores da categoria Sub-20 entre os relacionados que disputarão os jogos da elite do futsal Paranaense.

Esta nova medida foi votada durante o arbitral da competição estadual realizado recentemente, em Guarapuava, no interior do Estado. Esta obrigatoriedade chegou ao fim após a votação realizada durante a assembléia, já que na votação, as equipes que eram contrárias venceram por um voto.

O Paraná Clube/Vale Fértil, representado pelo supervisor de futsal, José Luis Silva, foi contrário a esta nova medida, entendendo que assim, novos talentos que poderiam surgir em uma grande competição como é a Série Ouro, não terão a oportunidade de jogar na elite do futsal paranaense.

A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), mesmo contrária a esta decisão, aceitou a nova medida a ser adotada durante os jogos. “Sempre tentamos, desta forma, auxiliar na revelação de novos talentos. Mas se essa é a vontade da maioria dos clubes vamos acatar democraticamente, como sempre fizemos”, disse Dias Lopes, presidente da federação.