O espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo, foi eliminado do Masters Series de Madri, neste sábado, ao ser derrotado pelo francês Gilles Simon, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 7/6 (8/6). Na decisão, Simon enfrentará o escocês Andy Murray, que derrotou o suíço Roger Federer na outra semifinal.

Nadal começou melhor a partida e contou com as falhas do francês, que cometeu 60 erros não forçados durante todo o jogo, para quebrar o serviço do adversário no nono game. A segunda parcial foi mais equilibrada, mas logo Simon se recuperou, errou menos e quebrou o saque do espanhol em duas oportunidades.

O espanhol foi melhor no início do terceiro set e chegou a abrir 4 games a 2 sobre o número 16 do ranking da ATP. O francês arriscou mais – acertou 36 winners em toda a partida – empatou a parcial e passou a frente. No 12.º game, Simon sacou para o set, mas não conseguiu confirmar seu serviço. Em um disputado tie break, o francês precisou de dois match points para fechar a partida em 3h22min.