Divulgação
Gisele (de boné), ao lado de outros atletas em competição oficial disputada recentemente em São Paulo.

A jovem Gisele Karen Block Malucelli, curitibana nascida em 4 de março de 1989 é portadora de síndrome de Down. É hoje uma vencedora. Como receita terapêutica, ela começou a praticar natação com 1 ano e 8 meses. Parou em alguns períodos, mas logo retornou até consolidar seu espírito esportivo com os técnicos de natação Lúcio Gaede e Bruno Calvetti. Os resultados logo se mostraram altamente positivos, haja vista que em pouco tempo conseguiu participar de dois campeonatos.

O primeiro, no Rio de Janeiro, em Niterói, disputando, ao lado de outros atletas também portadores da síndrome de Down, o I Meeting Brasileiro de Natação para Pessoas Portadoras de Deficiências, isto em outubro de 2007. Na competição, apesar de receber apenas medalha de participação concluiu as provas, que para muitos pode não parecer muito importante mas, para o participante é um grande mérito, já que requer muito esforço e determinação. Nessa ocasião, Gisele foi a única representante feminina de Curitiba.

Sua segunda participação foi no Campeonato Brasileiro Especial de Natação (Abdem), também em 2007, em São Paulo, quando competiu no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais, do qual participaram atletas portadores da síndrome de Down de todo o Brasil.

A mãe de Gisele, Ingrid Block Malucelli, fala com muita propriedade das investidas da filha no campo esportivo ?Eu, particularmente, tenho muito orgulho do seu esforço, pois ela está sempre disposta para ir às aulas ainda que esteja chovendo, faça frio ou não esteja muito bem de saúde. Ela está mostrando um exemplo de vida, de determinação, de perseverança. Como mãe, cada dia que passa, percebo quanto ela tem me ensinado, no sentido da aceitação das pessoas como elas são, pois ela é muito amada e admirada apesar da deficiência intelectual, uma vez que tem muito a oferecer e ensinar-nos quanto aos sentimentos puros?.

Dona Ingrid disse, também, que Gisele está se preparando para participar de outro torneio em nível nacional. Só lamenta não conseguir patrocínio, pois todos os custos, que não são poucos, são cobertos pela própria família.

Gisele é filha de Benjamim Antônio Malucelli Filho e de Ingrid Block Malucelli. Estuda na Fundação Escola Ecumênica Fepe na subsede do Bacacheri.