Maior nome da história do surfe, o norte-americano Kelly Slater continua brilhando mesmo aos 38 anos de idade. Neste sábado, em Trestles, nos Estados Unidos, ele venceu a sexta etapa do ASP World Tour, a divisão de elite do esporte, e ficou perto de conquistar seu 10º título mundial.

Para vencer a etapa de Trestles do circuito mundial pela quarta vez na história, repetindo os feitos de 2005, 2007 e 2008, Slater derrotou o australiano Bede Durbidge na final deste sábado, ao fazer 18,13 contra 14,13. Assim, ele ampliou o recorde de 43 vitórias em competições da divisão de elite.

Antes disso, porém, ele passou por duas outras baterias neste sábado, além de ter avançado na repescagem com a desistência do australiano Chris Davidson. Nas quartas de final, Slater derrotou o australiano Owen Wright. E nas semifinais, passou pelo australiano Mick Fanning.

Agora, Slater abriu grande vantagem na liderança do ranking mundial, passando a somar 40 mil pontos, com 4,5 mil a mais do que o sul-africano Jordy Smith, que aparece na segunda colocação. Restam quatro etapas para o final da temporada, sendo que a próxima começa já no sábado, na França.