A Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, promove até agosto torneios nas modalidades de futsal, basquete, handebol e vôlei para jovens nascidos entre 1990 e 1992.

A meta é descobrir novos talentos esportivos da cidade. ?Existem jovens com grande potencial nos esportes que podem ser incentivados a treinar e seguir a carreira esportiva?, diz o prefeito Beto Richa.

A Prefeitura pretende selecionar jovens e encaminhá-los para formar a seleção de atletas curitibanos. Os jovens serão treinados por técnicos especializados em cada uma das modalidades. ?A proposta é formar a equipe de base de algumas modalidades esportivas, que no futuro poderão compor equipes paranaenses e brasileiras?, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Raul Plasmann.

As ações do 1.º Festival de Talentos Esportivos estão dando resultado. Numa primeira etapa, a seleção foi entre atletas de futsal feminino, de 14 a 17 anos. Participaram 43 jovens, sendo que doze foram selecionadas para formar a equipe de Curitiba nos Jogos da Juventude, campeonato que reúne os melhores atletas do Paraná. Quatro das meninas escolhidas estão treinando no time de futsal do Coritiba Futebol Clube.

Além do futsal feminino, o festival buscou talentos no basquete feminino, na mesma faixa etária. Novos talentos surgiram entre as atletas. Quatro foram convidadas para treinar na equipe do Colégio Marista Paranaense e duas no Colégio Marista Santa Maria. Independente disso, as jovens escolhidas no festival disputarão os Jogos da Juventude.