A Federação Paranaense de Futebol – FPF ? confirmou que a Divisão de Acesso de 2008 contará com a participação de apenas 8 equipes, mesmo número de inscritos no ano passado. ?A fim de atender o Estatuto do Torcedor, termos que manter o regulamento por mais um ano?, segundo a assessoria jurídica da entidade.

Os demais clubes que não disputaram a competição no ano passado, e que têm interesse em participar em 2008, deverão aguardar o arbitral. ?Se houver desistências, as vagas serão preenchidas pelos novos interessados?, disse Amilton Stival, vice-presidente da FPF. Várias equipes já manifestaram interesse em ingressar na Segundona do Estadual de 2008, entre elas os tradicionais Pato Branco e Batel, de Guarapuava, e os novatos Serrano, de Prudentópolis e FC Cascavel. A FPF está estudando um critério de seleção para o preenchimento das vagas, caso elas surjam. ?Uma das alternativas seria a disputa de um torneio?, disse o vice-presidente da FPF, que também acenou com a possibilidade da criação de uma 3.ª divisão.

Participam do Acesso, o Operário, de Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Sport de Campo Mourão, Umuarama, Pitanguense, de Pitanga. Completam o campeonato o Roma, de Apucarana, e o Nacional, de Rolândia, rebaixados em 2007.