Por enquanto, apenas quatro times estão confirmados na Divisão de Acesso do Paranaense. Apesar de várias equipes terem mandado a documentação necessária, quase todas fizeram isto no final da tarde de ontem, data-limite para a inscrição. E como não houve tempo hábil para analisar os papéis, é possível que o início da competição, previsto para o dia 23 de abril, seja adiado.

Os quatro clubes que seguiram as normas com rapidez foram Operário, Engenheiro Beltrão, São José e Cambé. ?Com exceção do Cambé, que é um clube novo e precisa formalizar a filiação, os outros três tiveram apenas que fazer a renovação dos documentos, o que é mais fácil?, explicou Laércio Polanski, superintendente da FPF. Apesar de não ter confirmado quais seriam as principais dificuldades, os clubes estão sofrendo para arcar com as obrigações financeiras para confirmar a inscrição.

A diretoria da entidade admite adiar o início da competição, por conta da exigência do Estatuto do Torcedor de divulgar a tabela 60 dias antes do início da competição – como estava previsto para 23 de abril, a tabela da Divisão de Acesso teria que sair hoje. ?Não haverá outro jeito senão começar o campeonato mais tarde?, disse o presidente da Federação, Onaireves Moura.