A dupla formada por Bruno Soares e Marcelo Melo confirmou o favoritismo neste sábado e garantiu a vitória do Brasil sobre o Uruguai por 3 a 0, na série melhor-de-cinco pelo Zonal Americano da Copa Davis. Com o triunfo, a equipe brasileira garantiu vaga na repescagem do Grupo Mundial.

Soares e Melo venceram Marcel Felder e Ariel Behar com tranquilidade, por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 7/6 (7/4), no saibro do Bauru Tênis Clube, no interior de São Paulo. Na sexta-feira, Marcos Daniel e Thomaz Bellucci já haviam vencido suas partidas de simples.

Os duplistas brasileiros asseguraram a vitória sobre o Uruguai sem sobressaltos neste sábado. Do outro lado da quadra, eles tiveram pela frente dois tenistas com pouca expressão nos torneios de duplas. Behar é apenas o número 834.º do mundo no ranking de duplas, enquanto Felder ocupa a posição de número 435.

Como era esperado, Soares e Melo começaram melhor e quebraram o saque dos rivais logo no primeiro game do jogo. Os brasileiros embalaram no set com nova quebra e chegaram a abrir 5 a 1, antes de fechar em 6/3.

O roteiro se repetiu na segunda parcial. Soares e Melo continuaram melhores, sem ser ameaçados pelos uruguaios, e logo abriram 5/2 no placar. O terceiro set foi o mais equilibrado da partida. O Brasil saiu na frente, ao obter uma quebra, mas o jogo precisou ser interrompido por causa da chuva.

E, na volta, os uruguaios surpreenderam ao devolver a quebra, empatando o set. Jogando sua última esperança no confronto, os visitantes arriscaram e faturaram nova quebra, virando o placar – 4/3.

Mas os brasileiros não decepcionaram e reagiram a tempo. Eles impuseram outra quebra sobre os adversários, empataram o set e foram superiores na disputa do tie break, para alegria da torcida na arquibancada.

Com a vitória assegurada, a equipe brasileira poderá poupar alguns jogadores, como Thomaz Bellucci nos jogos de simples no domingo. O tenista número 1 do País disputará o Masters 1000 de Madri na próxima semana.

Após assegurar a classificação para a repescagem, o Brasil vai esperar o sorteio dos confrontos para conhecer seu próximo adversário na Copa Davis. A definição será anunciada nesta terça-feira, às 6 horas da manhã. O duelo da repescagem será disputado entre os dias 17 e 19 de setembro.

Os brasileiros deverão ter um confronto complicado pela frente. Podem enfrentar Estados Unidos, Suíça, Bélgica, Israel, Suécia, Índia, Alemanha e Equador, que foram eliminados na primeira rodada do Grupo Mundial.