Cacá Bueno, Valdeno Brito, Marcos Gomes, Ricardo Maurício, Átila Abreu, Daniel Serra, Max Wilson, Luciano Burti, Allam Khodair e Thiago Camilo. Estes são os dez pilotos que estão em Curitiba com o objetivo típico de um piloto de automobilismo – ser campeão.

São os participantes da fase final do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional. Mas a corrida de amanhã, com largada prevista para as 11h, no Autódromo Internacional de Pinhais, não contará só com os dez “privilegiados”.

Pelo atual regulamento da Stock, 32 carros alinham no grid – amanhã serão trinta, pois a equipe Amir Nasr desistiu da prova, voltando na próxima etapa, em Brasília.

Portanto, há vinte pilotos voando na pista do Autódromo Internacional de Curitiba sem qualquer possibilidade de conquistar o título da Stock. Entre eles, um dos maiores campeões da categoria, o veterano Chico Serra.

E todos os paranaenses que estão na elite do automobilismo – Ricardo Zonta, David Muffato, Lico Kaesemodel, William Starostik, Ricardo Sperafico, Thiago Marques, Alceu Feldmann e Tarso Marques. Para eles, há a glória de tentar uma vitória dentro de “casa’ – já que não é possível repetir neste ano o feito de David Muffato.

“A minha vontade de andar na frente, ganhar corrida, subir no pódio continuam iguais, independentemente de estar ou não brigando pelo título”, disse Zonta, que entrou no espírito do final de semana e chegou ao AIC ontem com a camisa do Atlético, enquanto o coxa Thiago Marques, que ostenta em seu carro o distintivo do centenário do Coritiba, teve a visita do técnico Ney Franco.

Além deles, outros pilotos sabem da importância de vencer, mesmo estando fora da disputa do título. “Minhas expectativas são as melhores para esta prova. Do Rio de Janeiro para Campo Grande o carro evoluiu bastante e a tendência é que continue melhorando em Curitiba”, afirmou Popó Bueno, irmão do líder do campeonato Cacá Bueno.

E Xandinho Negrão, outro fora do playoff, reforça outro ponto importante para as equipes. “Temos responsabilidades com o patrocinador. Todas estas provas terão transmissão ao vivo pela TV Globo e a exposição da marca é o retorno que as empresas esperam”, resumiu.

Treino

Ontem aconteceram dois treinos livres da Stock Car. No treino da manhã, o paraibano Valdeno Brito – outro que anda com o distintivo do Coritiba no carro – foi o mais rápido. À tarde, Allam Khodair fez o melhor tempo da tarde, fechando a volta em 50s331 (média de 182,4 km/h). Hoje, o treino classificatório, em três partes, começa às 11h40.