Atual campeão mundial, Casey Stoner venceu neste domingo a etapa de Portugal da MotoGP, realizada no circuito de Estoril, e obteve o seu segundo triunfo consecutivo na temporada. Assim, o australiano assumiu a liderança do campeonato, com um ponto de vantagem para o espanhol Jorge Lorenzo após a realização de três corridas.

Stoner faturou a pole position em Portugal no sábado e conservou a liderança na largada. Assim, ele precisou apenas se manter na ponta para conquistar a 35ª vitória da sua carreira ao concluir as 28 voltas da prova no circuito de Estoril em 45min37s513.

Assim, Stoner chegou aos 66 pontos no campeonato da MotoGP, um a mais do que Lorenzo, que terminou a corrida deste domingo na segunda colocação. “Foi uma corrida fantástica. Apesar de alguns problemas com a moto, consegui ficar na frente”, disse Stoner, que nunca tinha vencido em Portugal.”Estou orgulhoso. Toda vez que você ganha é um momento para se orgulhar. Mais uma para a minha lista”.

Lorenzo largou da quarta colocação em Portugal, mas pulou para o segundo lugar na largada. O espanhol, porém, não conseguiu ameaçar a liderança de Stoner. “Estou muito feliz com o segundo lugar”, disse Lorenzo. “Eu não espera correr tão rápido. Fizemos algumas mudanças ontem e elas funcionaram”

Companheiro de equipe do australiano na Honda, Dani Pedrosa terminou a etapa de Portugal em terceiro lugar e subiu ao pódio pela 100ª vez na sua carreira. O espanhol venceu no ano passado em Estoril. Dessa vez, porém, ele perdeu a segunda posição na largada e lamentou não ter conseguido voltar a vencer. “É uma pena. Nós estávamos correndo bem nos treinos”, disse Pedrosa. “Mas eu não fui rápido o suficiente hoje”.

O italiano Andrea Dovizioso terminou a etapa de Portugal da MotoGP em quarto lugar após ultrapassar o inglês Cal Crutchlow, que concluiu a prova em quinto. Já Valentino Rossi, heptacampeão mundial da MotoGP, terminou a prova apenas na sétima colocação, 26 segundos atrás de Stoner.

A quarta etapa da temporada 2012 da MotoGP será disputada no dia 20 de maio, em Le Mans, na França.

Confira a classificação final da etapa de Portugal:

1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 28 voltas em 45min37s513

2º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 1s421

3º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 3s621

4º. Andrea Dovizioso (ITA/Tech 3 Yamaha), a 13s846

5º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha), a 16s690

6º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda), a 21s884

7º. Valentino Rossi (ITA/Ducati) a 26s797

8º. Ben Spies (EUA/Yamaha), a 1 volta

9º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda), a 1 volta

10º. Héctor Barberá (ESP/Pramac Ducati), a 1 volta

11º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 1 volta

12º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART), a 1 volta

13º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART), a 1 volta

14º. Michele Pirro (ITA/Gresini FTR), a 1 volta

15º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda), a 1 volta

Não completaram:

Karel Abraham (RCH/AB Ducati)

James Ellison (ING/Paul Bird)

Yonny Hernández (COL/Avintia)

Mattia Pasini (ITA/Speed Master)

Iván Silva (ESP/Avintia)