A australiana Samantha Stosur estreou com vitória no Torneio de Osaka. Nesta segunda-feira, a número 20 do mundo avançou para a segunda rodada ao derrotar a sueca Johanna Larsson, 85ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, em 1 hora e 8 minutos. A australiana foi vice-campeã em Osaka há dois anos e também faturou o título do torneio em 2009.

Além de Stosur, as outras duas cabeças de chave que entraram em quadra nesta segunda avançaram. A canadense Eugenie Bouchard, número 35 do mundo, venceu a norte-americana Varvara Lepchenko por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. Já a porto-riquenha Monica Puig, 48ª colocada no ranking da WTA, passou pela britânica Heather Watson, atual campeã em Osaka, também por 2 a 0, com um duplo 6/4.

As duas japonesas que entraram em quadra nesta segunda também venceram. Kurumi Nara derrotou Caroline Garcia (6/3 e 6/2) e vai enfrentar Puig na segunda rodada. Já Misaki Doi bateu a espanhola Silvia Soler Espinosa (6/1 e 6/2).

Cabeça de chave número 1, Jelena Jankovic desistiu de participar do Torneio de Osaka por causa de uma lesão no quadril esquerdo antes do início da competição e foi substituída na chave. No domingo, a sérvia precisou receber atendimento médico durante a derrota para a norte-americana Serena Williams na decisão do Torneio de Pequim.