Berlim – O Stuttgart pode conquistar hoje, às 10h30 (de Brasília), o título do Campeonato Alemão pela quinta vez na sua história. Para isso, a equipe precisa derrotar o Energie Cottbus, em seu estádio, mesmo local de onde saiu vaiado após a derrota para o Nuremberg na 1.ª rodada.

Com 67 pontos, o Stuttgart tem dois de vantagem sobre o segundo colocado, o Schalke 04. Por isso, depende apenas de suas forças para ser campeão.

Enquanto isso, o Schalke precisa ganhar do Arminia Bielefeld, também hoje, e ainda torcer por um tropeço do Stuttgart.

O Schalke, que foi campeão alemão pela última vez em 1958, liderou da 20.ª a 33.ª rodada do campeonato, quando perdeu para o Borussia Dortmund por 2 a 0. Em 2001 e 2005, o time também esteve prestes a ganhar o título, mas fracassou nas últimas rodadas.

Salvação

Já o Werder Bremen tenta salvar a temporada, depois de ficar de fora da briga pelo título. Campeão do 1.º turno, o time dos brasileiros Diego e Naldo – ambos convocados por Dunga para a seleção brasileira – está com 63 pontos e ainda sonha com o vice-campeonato, que garantiria a vaga direta para a próxima edição da Liga dos Campeões.

Mas para ficar com o vice-campeonato, o Werder precisa de uma combinação de resultados. Além de vencer seu jogo com o Wolfsburg, fora de casa, o time ainda torce pelo tropeço do Schalke.

As vagas para a Copa da Uefa são de Bayern de Munique, Bayer Leverkusen e Nuremberg. E a luta contra o rebaixamento também já está praticamente definida: a não ser que goleie o Hamburgo por 14 gols de diferença, o Aachen acompanhará o Mainz e o Borussia Mönchengladbach na 2.ª divisão.