Neste domingo, Curitiba poderá ver de perto uma nova modalidade de luta. O ginásio do Tarumã abre suas portas para o Circuito Fepasub de Submission. O objetivo é apresentar ao público e divulgar o esporte, que surgiu da idéia de um sheik dos Emirados Árabes, que não gostava dos golpes traumáticos das lutas de vale-tudo, e criou a modalidade, que coloca num mesmo espaço de disputa, lutadores de vários estilos como judô, kiu-jitsu, sumô, vale-tudo, luta livre e luta greco-romana, onde o que vale é fazer o oponente desistir do combate mediante quedas e chaves imobilizadoras.

Para esta temporada, essa será a única competição de submission. Mas para a próxima temporada, a federação estadual da modalidade prevê um circuito com três etapas.

O evento de amanhã, reunirá atletas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, nas categorias infantil, juvenil e adultos. No fim do programa, a principal atração será a presença do destaque da modalidade no Brasil, Alexandre Caldas, o He-Man, que fará uma luta exibição. Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente nas lojas Quiosque Natureza (322-3317), Yama Kimonos (347-8250) e na Pertence (3022-6315). Cada entrada custará R$ 3,00 mais um quilo de alimento não-perecível, ou R$ 5,00 sem a necessidade do alimento.