Depois de alguma discussão e até de reclamações públicas, foi enfim definido o Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso, novo nome que a segunda divisão estadual recebeu. Em reunião realizada na tarde de ontem, na Federação Paranaense de Futebol, foi confirmada a presença de dois times da Série Ouro – Paraná Clube e Londrina, que vão disputar a competição com equipes B. Serão dezessete equipes divididas em três grupos regionalizados, e os dois primeiros subirão para a Primeirona.

A princípio, seriam dois grupos, como foi acordado na primeira reunião, que foi anulada. A intenção da Federação Paranaense de Futebol era facilitar a vida dos clubes, que evitariam viagens longas. Mas os representantes do Cascavel não aceitaram a divisão, que os colocava junto dos clubes da região metropolitana (Paraná B, Real Brasil, São José e Adapar, de Almirante Tamandaré).

A proposta aprovada acabou partindo do presidente tricolor José Carlos de Miranda, que sugeriu a divisão em três chaves. A região Sul formará o grupo A, com Paraná B, Real, Adapar, São José, Operário e Iguaçu, de União da Vitória. No grupo B, estarão os times do Norte – Londrina B, Portuguesa Londrinense, Cambé, Matsubara, Arapongas e Comercial de Cornélio Procópio. Fechando os grupos, a chave C reúne Engenheiro Beltrão, Umuarama, Paranavaí, Foz e Cascavel.

Apesar de ter a divisão aprovada, o Paraná (e o Londrina, por tabela) enfrentou a desconfiança da concorrência, que temia ser prejudicada na luta pelo acesso. Os representantes dos times reclamaram bastante. ?Se é para ser assim, a gente desiste da competição, não tem problema?, disse José Carlos de Miranda. ?Este é um caso encerrado, a Federação aceitou a inscrição do Londrina e do Paraná?, concluiu o presidente da FPF Onaireves Moura.

Fórmula

Os dezessete times disputam a primeira fase em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. Três equipes dos grupos com seis times e dois do grupo com cinco se classificam para a segunda fase. Nesta, serão dois quadrangulares disputados em ida e volta; classificando-se dois times de cada chave para a fase decisiva, outro quadrangular em dois turnos. Campeão e vice se garantem na Série Ouro de 2007 – e se Paraná e Londrina ficarem nas primeiras posições, os seguintes classificados sobem.

A Divisão de Acesso começa em 7 de maio. Para atender ao Estatuto do Torcedor, a FPF promete apresentar ainda hoje a tabela da competição. A segunda fase vai de 16 de julho a 20 de agosto, e a fase decisiva começa dia 27 de agosto. A Segundona terminará em 1.º de outubro.

Apoio

Ontem foi formada uma Comissão de Patrocínio, que tentará buscar empresários que ajudem a bancar a competição e emissoras de TV que se interessem em transmitir o campeonato. Estão no grupo os presidentes de Operário, Portuguesa Londrinense, Cascavel e Engenheiro Beltrão.