Com o aval e presença dos principais dirigentes do setor da CBF, o 4.º Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol Feminino foi confirmado para os dias 25, 26 e 27 de fevereiro no Estádio Orlando Rinaldin, pertencente ao Novo Mundo, reunindo as equipes campeãs de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além do vice paranaense.

As datas e as equipes do evento, bem como outros detalhes, foram definidos em reunião acontecida na noite de quinta-feira, na sede do Novo Mundo, que teve a iniciativa da competição, que seria realizada no litoral, no mesmo período.

Grama

O motivo da mudança de local foi porque o gramado do Estádio Francisco dos Santos, em Matinhos, não teria condições adequadas para a prática do futebol, já que estaria com a grama muito alta, e com os cortes iniciados a partir do sábado de Carnaval, ela (a grama) não teria tempo suficiente para ficar em condições de jogo para o importante evento. Hamilton Rangel, diretor do tricampeão paranaense feminino, consultou um especialista em paisagismo e jardinagem, que foi até o local e considerou muito curto o período para recuperação do piso.

Quem disputa

Esta competição é ainda relativa ao ano de 2004, quando não foi possível sua realização. Sendo assim, Novo Mundo e Colombo, campeão e vice paranaenses; Figueirense Scorpions, campeão de Santa Catarina e Juventude, de Caxias do Sul, campeão do Rio Grande do Sul, serão as quatro equipes na disputa. Os jogos serão todos contra todos, em rodadas duplas.

No Orlando Rinaldin

A partir daí, o Novo Mundo, nas pessoas de seus dirigentes, agradeceu o empenho do prefeito Xiquinho, em abrir as portas da cidade para o evento e partiu logo para um "mutirão" dentro do clube para realizar o Sul-Brasileiro em seu próprio campo, o Estádio Orlando Rinaldin, que receberá uma série de mudanças e benfeitorias. O presidente João Leitão e seus companheiros de diretoria aceitaram o desafio e entraram "de cabeça", para deixar o estádio "um brinco".

Sorteio de TV 29?

Mostrando o espírito de união no trabalho de trazer o Novo Mundo de volta entre os melhores do futebol amador, conforme promessa no dia da posse, dois diretores já se adiantaram e fizeram a doação de uma tevê 29 polegadas colorida, com controle remoto, e uma bicicleta, para serem sorteados nos jogos do Campeonato Sul-Brasileiro, entre os torcedores que se fizerem presentes.

Reunião

Hoje à noite está marcada uma reunião da diretoria e simpatizantes para definição geral de métodos de trabalho, logística, funções e etc., visando esta e futuras competições. Paulo Dutra, homem forte do futebol feminino da CBF, deverá ter uma recepção nota dez, com sua equipe. É o que pretende o tricampeão paranaense feminino.

É o momento

Por outro lado, o vice-presidente da FPF, Jorge Dib Sobrinho, que esteve recentemente no Rio de Janeiro participando de congresso da CBF, disse que tem recebido manifestações de carinho de várias partes do País pela excelência que o futebol feminino do Paraná vem mostrando, através de seus dirigentes e pujança de seus clubes.

Acrescentando, Dib disse que viu também crescimento da modalidade feminina nos Estados do Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Goiás e Sergipe, além da Paraíba, onde, inclusive, a direção da entidade paraibana é de uma mulher, Rosilene de Araújo Gomes, doutora em Educação Física.

Dayane no Litoral

A equipe do Novo Mundo, tricampeã estadual do futebol paranaense feminino, foi convidada e confirmou presença para abrilhantar o Torneio Infantil Masculino de Futebol em Cabaraquara, no próximo domingo, dia 20, levando na excursão, em ônibus especial, sua equipe titular, reforçado agora com a atacante Sandra e meio-campista Rafaella, ambas da seleção brasileira.

Está confirmada também a presença da atacante Dayane, medalha de prata com o Brasil nas Olimpíadas de Atenas, ela que fez os 5 gols de sua equipe na decisão Novo Mundo 5×4 São José, do título estadual, em dezembro passado.

Devido às dimensões do campo do Cabaraquara serem menores, este jogo feminino será entre time A e B do Novo Mundo, servindo como parte da preparação do clube com vistas ao campeonato sul-brasileiro que será realizado no fim de semana posterior em Curitiba.

Torneio

Garotos de 10 a 14 anos que moram nas praias de Matinhos, Caiobá, Guaratuba e arredores, estão convidados a participar do torneio que será realizado no bairro de Cabaraquara (próximo à travessia do ferry-boat, lado de Caiobá), no dia 20 de fevereiro, domingo que vem, com início às 9h da manhã, no campo do Cabaraquara, que fica um pouco além do Iate Clube de Caiobá.

Os interessados deverão formar o time com no máximo 10 atletas, mesclados nas idades citadas. O vice-presidente da FPF, Jorge Dib Sobrinho, doou particularmente troféus e medalhas para as três primeiras colocadas do torneio. As inscrições deverão ser feitas pelo telefone (41) 473-2151 (orelhão, com Isa, Teresa ou Edival) ou no local até a hora do início dos jogos, desde que devidamente contatada. Será cobrada uma taxa de R$ 20,00 por equipe.

Testes para juvenis no Tricolor

O Paraná Clube, sede do Boqueirão, estádio Érton Coelho Queiroz, promove período de testes para garotos nascidos nos anos de 92 a 95 (10 a 13 anos) que desejam ingressar nas categorias de base do clube para os diversos campeonatos que estão por iniciar.

Os garotos serão avaliados no local pelos professores de cada categoria, de 14 a 25 de fevereiro, no horário de 14h às 17h (a combinar, conforme a categoria). É necessário levar a chuteira e pagar a taxa de R$ 20,00. Inscrições e mais informações com o diretor do setor, Odair Melere, pelo 329-2434 ou 8419-9561.