As disputas na etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial de surfe, foram marcadas neste domingo pela eliminação dos brasileiros nas quartas de final e por um assustador ataque de tubarão ao australiano Mick Fanning durante a final, na África do Sul. O dono de três títulos mundiais não foi ferido e passa bem.

Fanning foi alvo do ataque quando disputava a final contra seu compatriota Julian Wilson, que antes havia eliminado outro australiano Adrian Buchan – Fanning vencera o norte-americano Kelly Slater em sua bateria na semifinal. Antes de ser atacado, o algoz de Slater ainda não tinha marcado pontos na decisão do título da etapa sul-africana.

No momento do ataque, que lembra cena de cinema, Fanning estava sentado na prancha à espera da onda. Uma grande barbatana cinza surgiu logo atrás do surfista e o surpreendeu. Assustado, Fanning tentou nadar para se afastar, mas o tubarão o atacou por baixo da prancha e chegou a derrubá-lo, acertando uma pancada em seu rosto.

O australiano, contudo, subiu rapidamente na prancha e logo foi acudido por uma lancha e dois jet skis da organização da prova. Fanning saiu ileso do susto. Já na areia, ele mostrou que o tubarão acabou rompendo a corda que prendia o pé do surfista à prancha.

Com o susto, a organização do Circuito Mundial decidiu cancelar a final neste domingo, que deveria ser o último dia da janela da etapa sul-africana. A decisão do título ficará para segunda-feira.

A presença de tubarões brancos em Jeffreys Bay é recorrente. Em outras edições da etapa, surfistas flagraram animais no mar durante a disputa, mas nunca levaram um susto como o deste domingo.

BRASILEIROS – Antes do ataque, os brasileiros Gabriel Medina, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Alejo Muniz foram eliminados nas quartas de final da etapa de Jeffreys Bay. Um dia após bater Kelly Slater, Medina foi superado pelo dono de 11 títulos mundiais. Por causa da derrota de sábado, Slater precisou passar pela repescagem.

Ele venceu sua bateria e se credenciou para novo confronto com o brasileiro. Desta vez, se saiu melhor na disputa, com 18,10 pontos, contra 17,23 de Medina. Alejo Muniz foi derrotado pelo próprio Mick Fanning, por 18,17 a 9,00 pontos. Na outra bateria com brasileiro nas quartas de final, Mineirinho não resistiu a Julian Wilson: 15,53 a 12,33.