Teliana Pereira voltou a surpreender no Torneio de Charleston, nos Estados Unidos, nesta terça-feira. Após faturar sua primeira vitória em uma competição deste nível, WTA Premier, a número 1 do Brasil eliminou uma das cabeças de chave, a romena Sorana Cirstea. De virada, ela fechou a partida pelo placar de 3/6, 6/3 e 7/6 (7/0), em uma batalha de 2h35min, e superou uma tenista do Top 30 pela primeira vez na carreira.

Com a vitória, a brasileira avançou às oitavas de final, quando terá pela frente a vencedora do jogo entre a eslovaca Daniela Hantuchova, ex-número 5 do mundo, e a local Grace Min – para chegar à segunda rodada, Hantuchova venceu nesta terça outra tenista da casa, Shelby Rogers, por duplo 7/5.

Para conquistar sua segunda vitória no saibro verde de Charleston, Teliana precisou mostrar grande poder de superação. Ela exibiu irregularidade no set inicial, com baixo aproveitamento do primeiro saque, o que lhe custou duas quebras. Mas, após perder a primeira parcial, cresceu em quadra e levou o segundo set, empatando o duelo.

No terceiro set, manteve o jogo equilibrado até obter nova quebra de saque, abrindo 5/4 no placar. Teliana, então, sacou para fechar o jogo, mas vacilou no saque e desperdiçou dois match points. Cirstea, atual número 27 do ranking, igualou o marcador e levou o duelo para o tie-break. A brasileira, porém, reagiu rapidamente e não cedeu nenhum ponto à rival, fechando por 7/0.

Na segunda-feira, Teliana já havia se destacado ao faturar sua primeira vitória em um torneio de nível Premier. Agora, acumula outro feito: um triunfo sobre uma Top 30. Até então, a atual 99ª colocada do ranking só havia vencido uma tenista do Top 40, a francesa Alizé Cornet, que era a 36ª do mundo em 2013.

O triunfo deve deixar a brasileira no mínimo na 90ª colocação do próximo ranking, a ser atualizado na próxima semana. Assim, Teliana ficará ainda mais próxima de uma vaga direta na chave principal de Roland Garros, um dos seus principais objetivos da temporada.

Também nesta terça-feira, a australiana Samantha Stosur estreou com vitória sobre a casaque Yaroslava Shvedova, por 6/3, 5/7 e 6/1, direto pela segunda rodada. Sétima cabeça de chave, ela terá pela frente nas oitavas de final a vencedora do duelo entre a francesa Virginie Razzano e a checa Lucie Safarova.

Ainda pela rodada de abertura, a local Venus Williams superou a checa Barbora Zahlavova Strycova por 6/3, 0/6 e 7/5. Na segunda rodada, sua adversária será a sul-africana Chanelle Scheepers.

Venceram também nesta terça as chinesas Shuai Peng e Shuai Zhang, a alemã Andrea Petkovic, a espanhola Lourdes Dominguez Lino, a russa Elena Vesnina, a neozelandesa Marina Erakovic e a local Vania King.