Atual campeão da NBA, o Dallas Mavericks foi “varrido” logo na primeira rodada dos playoffs. Na noite de sábado, a equipe perdeu, em casa, para o Oklahoma City Thunder por 103 a 97, que triunfou na série por 4 a 0. Assim, o Thunder se tornou a primeira equipe a avançar no mata-mata da liga norte-americana de basquete.

O Miami Heat havia sido o último campeão a ser “varrido” na primeira rodada dos playoffs da NBA ao perder por 4 a 0 para o Chicago Bulls na temporada 2006/2007. Classificado, o Thunder aguarda a definição do seu adversário nas semifinais da Conferência Oeste, que sairá do duelo entre Los Angeles Lakers e Denver Nuggets. O time de Kobe Bryant lidera por 2 a 1.

Em casa, o Dallas esteve muito perto da vitória. A equipe chegou a ter uma vantagem de 13 pontos quanto faltavam 9 minutos e 44 segundos para o encerramento do último quarto, mas não resistiu ao excelente desempenho de James Harden. O ala comandou a reação do Thunder aos anotar 15 dos seus 29 pontos no último período. Kevin Durant também teve bom desempenho pelo Thunder, com 24 pontos e 11 rebotes. Dirk Nowitzki foi o cestinha do jogo com 34 pontos.

Outra “varrida” pode acontecer no duelo entre San Antonio Spurs e Utah Jazz, já que a equipe do brasileiro Tiago Splitter se impôs em Salt Lake City, superou o adversário por 102 a 90 e abriu 3 a 0 na série. O quarto duelo será disputado na segunda-feira, novamente no ginásio do Jazz. Além de evitar a “varrida”, o Utah tentará o inédito feito de reverter a vantagem de 3 a 0 do oponente nos playoffs da NBA.

Tony Parker foi o cestinha da partida com 27 pontos, sendo decisivo para o triunfo do Spurs ao marcar 16 pontos no último quarto. Recuperado de uma lesão no punho, Splitter teve bom desempenho nos 18 minutos em que atuou. O brasileiro marcou 10 pontos, obteve oito rebotes e de uma assistência. Al Jefferson, com 21 pontos e 11 rebotes, Devin Harris, com 21 pontos, e Derrick Favors, com 15 pontos e 11 rebotes, foram os destaques do Jazz.

O Indiana Pacers ficou perto da classificação para a segunda rodada dos playoffs da NBA ao derrotar o Orlando Magic por 101 a 99, fora de casa. Com o triunfo, a equipe abriu 3 a 1 na série e pode fechá-la se voltar a vencer na terça-feira, em casa. A equipe não avança no mata-mata desde a temporada 2004/2005.

O Pacers iniciou o último quarto com uma vantagem de 12 pontos, mas permitiu a reação do Magic, que levou o duelo para a prorrogação. No tempo extra, Geroge Hill definiu o triunfo do Indiana ao converter dois arremessos livres a 2s2 do fim do duelo. David West foi o cestinha da partida com 26 pontos e ainda obteve 12 rebotes, enquanto Danny Granger marcou 21 pontos e Roy Hibbert somou 14 pontos e 11 rebotes.

O brasileiro Leandrinho Barbosa atuou por 29 minutos, com sete pontos duas assistências e um rebote para o Pacers. Jason Richardson fez 25 pontos, Glen Davis marcou 24 pontos e obteve 11 rebotes e Jameer Nelson anotou 12 pontos e deu 11 assistências pelo Magic.

O Los Angeles Clippers fez 2 a 1 na série contra o Memphis Grizzlies ao derrotá-lo, em casa, por 87 a 86. A partida foi definida apenas no instante final, quando Rudy Gay errou um arremesso que daria a vitória ao Grizzlies caso fosse convertido. As equipes voltam a se enfrentar na segunda-feira, novamente em Los Angeles.

Chris Paul liderou o Clippers ao fazer 24 pontos e dar 11 assistências. Apesar do erro, Gay foi o principal destaque do Grizzlies ao marcar 24 pontos. Já Marc Gasol anotou 11 pontos e obteve 10 rebotes.

Os playoffs da NBA prosseguem neste domingo com a disputa de quatro partidas: Philadelphia 76ers x Chicago Bulls, New York Knicks x Miami Heat, Boston Celtics x Atlanta Hawks e Nuggets x Lakers.