O Sporting Cristal, do Peru, confirmou por meio do seu site oficial, neste sábado, que o lateral-esquerdo Yoshimar Yotún está a caminho do Vasco. De acordo com o clube peruano, a transação é em caráter de empréstimo de um ano, com a possibilidade de os cariocas comprarem os direitos federativos do jogador ao fim de 2013.

A nota publicada no site do Sporting Cristal não fala em valores, mas avisa que, se quiser ficar em definitivo com Yotún, o time carioca terá que pagar um valor recorde para o futebol peruano. Como o Vasco passa por graves problemas financeiros, a possibilidade parece, desde já, bastante remota.

Yoshimar Yotún tem 22 anos e atua como profissional pelo Sporting Cristal desde 2010. Por conta das boas atuações, ganhou espaço na seleção peruana, da qual é titular. Ele chega para fazer companhia a outros compatriotas no Brasil, como Ramírez (hoje na Ponte Preta), Guerrero (Corinthians) e Ruidiaz (Coritiba).

“Vou tentar me adaptar o mais rápido possível. Será difícil, mas tenho a capacidade de conseguir. Espero que saia tudo bem e que eu posso ficar muito tempo no Brasil e, por que não, dar depois um salto até a Europa”, disse ele, comemorando atuar no “melhor campeonato da América do Sul”.