A festa da passagem da Tocha Pan-Americana está preparada. A partir das 11h30, no Jardim Botânico, oitenta e dois atletas, técnicos, dirigentes e convidados vão carregar a chama dos Jogos Pan-Americanos em Curitiba, em um percurso de trinta e quatro quilômetros, com duração prevista de cinco horas. A apenas dez dias do início do Pan, a capital paranaense entra no espírito da contagem regressiva.

Trinta e três cidades já foram visitadas pela Tocha do Pan. No Estado, Foz do Iguaçu a recebeu na sexta-feira. Depois de uma passagem por Florianópolis, Balneário Camboriú e Joinville, hoje é o dia de Curitiba. A cerimônia começa às 11h30, com o acendimento da chama pelo prefeito Beto Richa e pelo ex-jogador de vôlei e técnico da Unisul (SC), Renan dal Zotto, um dos embaixadores do Rio 2007.

Depois, será a vez dos atletas. Alguns mais conhecidos, como o ex-jogador de basquete Rolando, campeão pan-americano em Indianápolis-87, escolhido pelos organizadores do evento para começar a trajetória curitibana da tocha. Outras ?estrelas? são o lutador Wanderlei Silva, o nadador Felipe May Araújo e o atirador Marcos Olsen, que vai encerrar a festa às 16h30, na praça Santos Andrade.

Em contrapartida, há heróis anônimos, como Camila Coninck Costa, aluna do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) da Polícia Militar do Paraná. Faixa-preta de judô, ela se sente orgulhosa por fazer parte da história dos jogos. ?Vai ser uma emoção muito grande poder conduzir a tocha já que este é um dos sonhos de qualquer desportista?, disse Camila.

O percurso passará pelos bairros Cristo Rei, Alto da XV, Centro, São Francisco, Batel, Seminário, Campina do Siqueira, Bigorrilho, Mercês, Vista Alegre, Pilarzinho, Abranches, São Lourenço, Bom Retiro, Centro Cívico e Ahu.

Cada corredor deverá percorrer 400 metros com a tocha. E eles vão ?visitar? marcos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico, Rua XV de Novembro, Relógio das Flores, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública, Parque Barigüi, Ópera do Arame e o Museu Oscar Niemeyer. A Tocha do Pan também passará em frente à sede do Grupo Paulo Pimentel.

Atenção

Como a intenção é fazer a Tocha do Pan ??, algumas das principais ruas da cidade farão parte do percurso de hoje. Com isso, o trânsito em algumas regiões ficará mais complicado. Além disso, o aparato do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos é gigantesco, com equipes de logística, centenas de voluntários e até a Guarda Nacional.