A partir de hoje, Toledo respira esporte e vive a festa da fase final dos 19.º Jogos da Juventude do Paraná. A competição organizada pelo governo do Estado, por meio da Paraná Esporte e da Secretaria de Estado da Educação, contará com a participação de 95 municípios do Paraná e reunirá aproximadamente sete mil atletas na cidade.

A abertura oficial da competição acontece hoje, a partir das 20h na Arena de Rodeios do Centro de Eventos Ismael Sperafico. Dois nomes fortes do esporte brasileiro farão parte desta festa de abertura, Paulo André Jukoski Silva, o Paulão, e André Felippe Pablo Ferreira, o Pampa, campeões olímpicos de vôlei em Barcelona em 1992.

São 15 modalidades em disputa: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, GR, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez, nesta competição que tem como objetivo valorizar e revelar atletas para o futuro do esporte paranaense. Os resultados que o Paraná teve em competições nacionais e internacionais foram proporcionados diretamente pelos trabalhos realizados nos Jogos Oficiais do Paraná. "A ampliação dos Jogos Oficiais do Paraná era uma das metas do governo Requião, o que acarretou num crescimento de cerca de 30% na participação de atletas nas competições. Nosso objetivo agora é dinamizar ainda mais nossas competições, Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Jogos Universitários, que atualmente é estímulo para muitos atletas do Paraná", disse Ricardo Gomyde, diretor-presidente da Paraná Esporte.

A realização dos Jogos Colegiais alcançou seus objetivos com o sucesso absoluto em sua fase final em Curitiba, agora o pensamento está voltado para a fase final dos Jogos da Juventude que acontece até o dia 1.º de outubro em Toledo. "Mais uma vez quero parabenizar aos professores de educação física que estarão dirigindo suas equipes, que com muita dedicação lutam pelos seus ideais. Desejo a todo boa sorte, que tenham sucesso nesta fase final dos Jogos da Juventude em Toledo", concluiu Gomyde.