Na última corrida do ano, um piloto brasileiro conseguiu faturar a pole. Nesta sexta-feira, Tony Kanaan obteve o feito para a etapa de Las Vegas, que acontecerá no domingo e definirá o campeão da temporada, com o tempo agregado de 50s0582 nas quatro voltas rápidas que deu no oval de 1,5 milhas (2,4 km). A segunda colocação ficou com o espanhol Oriol Servia, que marcou 50s0619.

A luta pelo título, muito acirrada, está entre o escocês Dario Franchitti e o australiano Will Power – o primeiro tem 18 pontos de vantagem. Em Las Vegas, a briga parece que será muito mais emocionante, já que ambos não foram bem no treino de classificação e largarão do pelotão intermediário. Power sairá da 17.ª colocação, apenas uma à frente de Franchitti.

Os outros pilotos brasileiros não tiveram uma boa participação na sessão oficial. Hélio Castroneves ficou com a 11.ª posição, Vitor Meira sairá do 25.º lugar e Ana Beatriz Figueiredo largará da 30.ª colocação. A norte-americana Danica Patrick, em sua última corrida na Fórmula Indy antes de competir exclusivamente na Nascar, começará do 9.º lugar.